Consumidores do comércio eletrônico querem embalagens otimizadas e mais seguras

Consumidores do comércio eletrônico querem embalagens otimizadas e mais seguras

Um estudo desenvolvido pela líder em fabricação de embalagens, Sealed Air, revelou a percepção dos consumidores sobre as embalagens utilizadas pelo e-commerce de marcas que vendem direto para o consumidor, sistema conhecido como D2C (direct to consumer).

Embalagens de tamanho adequado para o produto, redução de excesso de material, segurança, identificação e comunicação com a marca foram os pontos de destaque levantados pelo público que faz compras diretamente em canais das marcas fabricantes. Consumidores acreditam que 75% a 90% do espaço da embalagem devem ser preenchidos com o produto pedido. Eles esperam que produtos que não são frágeis, como roupas, sejam entregues em embalagens flexíveis como envelopes de proteção, e não em sistemas rígidos como caixas de papelão. O estudo apontou que 80% dos consumidores ficam satisfeitos em receber seu pedido em envelopes de proteção, os famosos mailers.

Segundo o levantamento realizado nos Estados Unidos, o uso de caixas quando não é necessário e a presença de materiais para preenchimento de espaço em excesso comprometem a experiência de compra. “Quando não se otimiza material, seja plástico ou papel, é gerado um desconforto para os consumidores que tem que fazer o descarte do pacote, muitas vezes, grande. E isso causa frustração como parte da experiência do cliente, principalmente quando ele realiza compras online com frequência,” comenta Flávia Moreira, gerente de Marketing da Sealed Air para os mercados de indústria e fulfillment na América Latina.

A executiva destaca que é possível aprimorar o sistema de proteção nos centros de fulfillment, por meio de tecnologias de automação que configuram pacotes de acordo com o tamanho da mercadoria. “Automação é fundamental para otimizar a operação e reduzir material. Essa redução permite otimização de frete e reduz o uso de material desnecessário, facilitando o descarte para o consumidor, tornando a operação mais sustentável”, explica Flávia.

O estudo também trouxe dados que reforçam a importância da aparência da embalagem e sua influência positiva para o relacionamento das marcas com seus consumidores. “A embalagem de proteção substituiu a experiência de compra tradicional e é a primeira impressão da marca de um produto quando chega à porta do consumidor”, afirma Flávia. Esse é um ponto que se destaca dentre o público jovem. Os dados mostram que 49% dos compradores online com idade entre 18 e 29 anos afirmaram que ficam mais animados ao receber suas compras em embalagens com a marca do produto ou pacotes que se assemelham a um presente. Por outro lado, dentre o público de 30 a 44 anos, este índice cai para 37%; seguido de 29% para compradores de 30 a 44 anos; 29% no caso do público de 45 a 60 anos e 15% dentre os compradores com mais de 60 anos.

Envelopes personalizados

Envelopes personalizados ajudam a construir o reconhecimento da marca e a criar uma experiência positiva de unboxing para o consumidor. Ao mesmo tempo, os consumidores demonstraram preocupação com o roubo de mercadorias. Os participantes do estudo da Sealed Air admitiram que quanto mais premium um produto, mais eles preferem uma embalagem simplificada por fora e uma embalagem mais elaborada por dentro. “Este é um ponto de atenção para as marcas que precisam desenvolver um bom planejamento de proteção, aliando comunicação de marca e segurança. Um exemplo disso seria a customização do interior da embalagem”, comenta Flávia. A pesquisa apontou ainda, que 20% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por embalagens personalizadas para serem enviadas como presente.

“Na jornada do e-commerce, a embalagem possibilita grandes oportunidades de diferenciação para a comunicação da marca, como o uso de tecnologias de conectividade”, afirma a especialista da Sealed Air. Muitas marcas usam QR code como forma de fornecer informações e ofertas aos consumidores. O estudo apontou que dois terços dos compradores de e-commerce acessam QR codes para ofertas especiais e cupons e, daqueles que usam a tecnologia 70% os utilizam pelo menos uma vez por mês. Ao serem questionados sobre o melhor local para acessar as ofertas fisicamente, consumidores revelaram que o exterior da embalagem é melhor para ofertas não personalizadas, como cupons ou ofertas especiais. Por questão de segurança, apontaram que o interior da embalagem é melhor para produtos de cortesia, informações adicionais do produto e informações de devolução ou garantia.

Além da possibilidade de ofertas e experiências personalizadas, as operações de e-commerce já contam com uma solução que digitaliza a nota fiscal, fator que colabora com confidencialidade da compra e com a redução de material.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *