Aumento dos custos é a maior preocupação das microempresas no Paraná

Aumento dos custos é a maior preocupação das microempresas no Paraná

Covid-19 não é mais vista como principal dificuldade para o segmento

Apenas 1% dos donos de micro e pequenas empresas no Paraná afirmam que a pandemia é o que traz mais dificuldade para os negócios. É uma das menores médias do Brasil, conforme dados da14ª Pesquisa “Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas desde o início da crise, em 2020.

A 14ª edição foi realizada entre os dias 25 de abril e 02 de maio. Mais de 13 mil pessoas responderam à pesquisa em todo o Brasil. Só no Paraná foram 620 respondentes, a maioria microempreendedores individual. E se a minoria está preocupada com o período de crise por conta do Coronavírus, para a maior parte dos entrevistados (53%), a grande dificuldade está no aumento dos custos, como aluguel, combustível, energia e insumos.

A falta de clientes é apontada por 20% dos entrevistados como a segunda maior preocupação dos donos de micro e pequenos negócios. E em terceiro lugar, as dívidas. A maior parte dos donos de pequenos negócios do Paraná afirma que a última vez que buscou um empréstimo foi, ainda, no ano passado (2021). Dos que acessaram o crédito, 38% dizem que as parcelas estão em dia e 27% consideram os empréstimos atrasados. Entre os endividados, a maior parte tem a dívida menor do que 30% dos custos mensais da empresa.

Faturamento

Ao todo, 56% dos entrevistados no Paraná ainda afirmam que o faturamento mensal diminui, em média, 20% se comparado ao mesmo período antes da pandemia. Mas também 18% dizem que o faturamento aumentou. E 23% dos entrevistados alegam que permaneceu o mesmo. No cenário Brasileiro, os números são semelhantes: 60% dos donos de micro e pequenos negócios afirmam que o faturamento diminuiu, registrando uma receita 23% menor no período. O MEI é a categoria mais atingida, levando em conta o cenário nacional: 62% desse setor continua registrando queda de faturamento.

Quando analisado apenas o mês de abril, é possível observar um aumento no número de micro e pequenas empresas paranaenses que viram crescer o faturamento. Ao todo, 28% dos entrevistados afirmam que o faturamento aumentou em abril, 37% dizem que diminuiu, e 30% que permanece igual ao mês de abril de 2021. No Brasil, 31% apontam um aumento no faturamento, 40% uma diminuição e 25% dizem que não teve variação.

Vendas no digital

A Pesquisa “Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios” também mostra que, na pandemia, os pequenos empresários do Paraná encontraram nas redes sociais um novo canal de vendas. No total, 65% dos entrevistados realeza vendes pelas redes sociais, como Facebook Instagram, Whatsapp por exemplo. No Brasil, o percentual é ainda maior: 71% dos entrevistados vende pelas redes.

Setores mais prejudicados

No recorte nacional, em contraponto à época que antecedeu a pandemia, os setores que detêm os maiores percentuais de perdas são Beleza, Artesanato, Economia Criativa, Turismo e Moda, com quedas no faturamento que variam de 34% a 29%. Considerando o porte dos empreendimentos, a pesquisa mostra que os Microempreendedores Individuais (MEI) são o grupo mais impactado (62% relatam queda de faturamento), com uma redução média de 29%.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a pesquisa traz uma informação importante: nenhum segmento da economia registrou piora em 2022. Porém, indica que o quadro geral ainda inspira cuidado e monitoramento constante. “A inflação atingiu as pequenas empresas, em especial os MEI, quando eles começavam a se recuperar dos impactos da pandemia. É fundamental continuar apoiando esses empreendedores com políticas de crédito e com a possibilidade de renegociação de dívidas, tanto de empréstimos, quanto de impostos e fornecedores”, avalia Melles.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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