Empresa de logística e transporte dá dicas de como se manter no mercado mesmo diante dos atuais desafios

Empresa de logística e transporte dá dicas de como se manter no mercado mesmo diante dos atuais desafios

Hoje um dos maiores desafios de qualquer transportador é a constante mudança do mercado, mais especificamente o valor do combustível, que atinge diretamente as empresas de logística e transporte, e também como fornecer valores competitivos sem gerar impacto no nível do serviço, mesmo com o atual cenário. Pensando nisso, a supervisora de Transporte da MXP Multimodal, Roslaine Ribeiro, respondeu algumas perguntas que podem auxiliar outras empresas que enfrentam os mesmos desafios. Confira abaixo:

 – Quais são os procedimentos para entregas com cargas com prazo de entrega mais extenso? Nesse caso é possível fazer consolidação de entregas, realizar calendarizações, roteirização dentro do mesmo segmento, desde que tenham perfis compatíveis. Entender o cliente em potencial, ficar atento às novidades do mercado, definir operações de cross-docking, ou seja, estar sempre perto do cliente reduzindo custos de deslizamentos.

– Como atuar com o PGR (Plano de Gerenciamento de Risco) no atual momento que vivemos? Aumentar o valor da PGR com base nas regras de gerenciadoras de riscos em regiões de baixo indício de sinistros pode ser positivo. Dessa forma é possível conseguir mais mercadorias em veículos de maior porte reduzindo o R$/quilo transportado.

-Ter um bom relacionamento ou ser cordial é fundamental para o transporte? Com certeza. Às vezes uma mudança em processos de coleta ou entrega pode beneficiar os dois lados e gerar redução de custo, como coleta e reversa. Todos os clientes são importantes e colaboram de maneira positiva em uma malha densa, podendo reduzir o custo por quilo transportado, principalmente se os destinatários não têm muitas restrições de entrega. Isso significa maior consolidação de cargas.

-Ter uma frota terceirizada ajuda no processo? Fidelizar uma frota terceirizada é essencial, pois com volumes e frequências conseguimos valores de fretes mais competitivos. Utilizar o mesmo veículo em rota de retorno ou em coleta reversa faz ser possível melhorar o custo. Ter volume para ofertar ao transportador é indispensável para obter a melhor tabela de frete. Mas, além disso, é preciso inteligência na negociação.

– Quais são os benefícios da multimodalidade? A multimodalidade tem um aspecto fundamental para a garantia de níveis de serviços e custos compatíveis mesmo para poucos volumes. As parcerias com provedores multimodais agregam muita flexibilidade em níveis de serviços mesmo quando precisam ser transparentes e responsáveis para atingir objetivos compartilhados.

– Operações casadas podem ser positivas? Com toda certeza! Fazer operações casadas quando os horários e rotas de coleta e transferências forem compatíveis ou negociáveis pode ser algo bastante positivo. É importante se destacar na agilidade da entrega logo no início da operação. Decisões tomadas em conjunto resultam em melhores cenários de custos X performance.

De acordo com Roslaine Ribeiro, a MXP Multimodal tem uma infinidade de ações que geram economia sem perder a qualidade no serviço. “Sempre buscamos ser competitivos no mercado e garantimos um nível de entrega com qualidade e confiança”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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