Faturamento dos pequenos negócios com vendas online foi de R$ 1,2 bilhão no 1º semestre
No primeiro semestre de 2022 o e-commerce brasileiro manteve seu crescimento, especialmente dentre os pequenos e médios negócios. De acordo com dados da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina com 100 mil lojistas cadastrados, as PMEs faturaram R$ 1,2 bilhão nos seis primeiros meses do ano; um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2021 (R$ 1 bilhão).
“O crescimento do e-commerce neste primeiro semestre comprova que cada vez mais empreendedores estão investindo neste tipo de negócio, assim como o consumidor já incorporou as compras online em sua rotina”, explica Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop.
Entre janeiro e junho de 2022, 21,8 milhões de produtos foram vendidos. Os pedidos tiveram um ticket médio de R$ 243,20, representando um aumento de 10% em comparação ao ticket do primeiro semestre de 2021 (R$ 219). Moda foi o segmento que liderou as vendas no período, com R$ 471,1 milhões, seguido por Acessórios (R$ 97 milhões) e Saúde & Beleza (R$ 87,4 milhões). Dentre os produtos mais vendidos, destacam-se: óculos de sol, boné, meia, perfume e vestido.
Acerca das regiões do Brasil, o estado que liderou as vendas online foi São Paulo, que registrou um faturamento de R$ 612,7 milhões. Entre os cinco estados com maior faturamento de PMEs também estão Minas Gerais (R$ 128,1 milhões), Rio de Janeiro (R$ 79 milhões), Ceará (R$ 66 milhões) e Santa Catarina (R$ 64,8 milhões). Dos cinco, o estado que apresentou o maior crescimento em faturamento foi o Ceará, com aumento de 35,8% em relação ao ano passado.
Datas comemorativas garantem alta no faturamento
O mês em que os e-commerces mais faturaram foi em maio, período de muita relevância devido ao Dia das Mães, o que resultou em um faturamento de R$ 232,9 milhões no mês.
Na análise, foram consideradas as vendas realizadas entre janeiro e junho de 2021 e 2022, com base nos mais de 100 mil lojistas da Nuvemshop.