Tecnologia criada no Paraná ajuda empresas a acertarem nas contratações

Tecnologia criada no Paraná ajuda empresas a acertarem nas contratações

Apesar da grande oferta de pessoas procurando por emprego, selecionar o candidato ideal para uma vaga pode não ser tarefa tão simples. Por isso, os Recursos Humanos (RH) das empresas têm investido cada vez mais no aprimoramento de processos que vão desde o recrutamento de candidatos até a admissão, em busca de agilidade e assertividade nas contratações.

E a revolução digital tem sido fundamental nesse processo. Se há décadas as técnicas de recrutamento passam por evoluções constantes, que vão desde o estudo de perfis comportamentais até o desenvolvimento de testes e processos mais assertivos, com a tecnologia os resultados se tornam mais eficientes.

“A tecnologia, quando bem empregada, certamente mostra os atalhos e ajuda a selecionar o melhor perfil de candidato para a vaga que aquela empresa precisa. Porém, é preciso pensar em primeiro lugar em gestão de recrutamento e seleção, senão a tecnologia pode atrapalhar mais do que ajudar”, ressalta Márcio Monson, CEO da Selecty, empresa que desenvolveu uma plataforma com base em metodologia própria que permite às empresas atrair, selecionar e admitir talentos de maneira 100% online.

Márcio Monson, CEO da Selecty.

Monson explica que, ao longo de 12 anos, se dedica a conhecer as demandas dos profissionais de RH para desenvolver uma cultura digital, um RH 4.0, sempre contando com a parceria de alguns usuários chaves do sistema, recrutadores com grande experiência de mercado, para entender onde estão os maiores gaps nos processos de recrutamento e seleção.

As maiores reclamações dos profissionais de RH eram que as plataformas digitais tornavam por vezes os processos mais complicados e não traziam a assertividade necessária na hora de selecionar os melhores talentos, atendendo somente parte da operação e deixando desassistidos outros integrantes do processo. Então, a Selecty buscou resolver isso mapeando a jornada de cada ator do processo, levando em consideração as necessidades dos envolvidos e permitindo que trabalhem de forma integrada, todos na mesma plataforma: comercial, candidatos, gestores, requisitantes, selecionadores e time de departamento pessoal.

Assim, as rotinas relacionadas à abertura da vaga, ao processo de seleção e à admissão do colaborador ficam embarcadas em um único lugar, descomplicado.

E para atender necessidades específicas das consultorias de RH, a plataforma dispõe de funções especiais, como o módulo comercial – CRM (Customer Relationship Managementou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) –, que faz a gestão de clientes da consultoria, possibilitando que negociações e contratos com clientes sejam realizados também pelo sistema, e de forma on-line, além de oferecer portal exclusivo aos clientes para que analisem e aprovem os candidatos.

A plataforma oferece um workflow organizado para abertura, gerenciamento e aprovação das vagas, testes personalizados com correção automática, vídeo entrevistas e análise comportamental com base em rotinas pré-definidas, bem como a admissão on-line, com a coleta de dados e documentos e a assinatura de contrato digital, além da exportação para a folha de pagamento.

No caso da Selecty, todo esse processo foi desenvolvido com metodologia e tecnologia proprietárias, o que permite alta capacidade de integração com outras ferramentas que o RH já utiliza.

“Exatamente por ter sido desenvolvido juntamente com profissionais de RH, ele estimula de forma natural as etapas de um processo seletivo. Por exemplo: é intuitivo ao abrir uma vaga e seguir com o processo de seleção, entrevistas, encaminhamento e admissão, ou seja, ele induz que as etapas sejam realizadas de maneira a otimizar o tempo e evitar falhas”, destaca o CEO.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *