Urbia Cataratas assina contrato de concessão do Parque Nacional do Iguaçu

Após outorga de R$ 375 milhões, consórcio entre Grupo Construcap e o Grupo Cataratas vai investir mais de R$ 600 milhões na ampliação e modernização do Parque

A Urbia Cataratas S.A., consórcio formado entre o Grupo Construcap e o Grupo Cataratas, assinou junto ao Governo Federal o contrato de concessão destinado à operação dos serviços turísticos do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga a famosa queda d’água na fronteira do Brasil com a Argentina. O consórcio formado entre as duas empresas levou o leilão de concessão por 30 anos ao oferecer R$ 375 milhões de outorga ao governo federal, ágio de 350% em relação ao lance mínimo, de R$ 83,4 milhões.

“Nosso projeto foi inspirado nas principais experiências mundiais e nosso objetivo é transformar o Parque Nacional do Iguaçu em um parque de natureza referência mundial, promovendo o turismo e o desenvolvimento econômico da região aliados a educação ambiental e as melhores práticas ESG”, afirma Pablo Mórbis, CEO do Grupo Cataratas, atual gestor do contrato.

Com isso, a Urbia Cataratas S.A. é a responsável pela prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos no Parque Nacional do Iguaçu, incluindo o custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão. A empresa, criada com proposto específico (SPE), passa a ser a concessionária responsável pela gestão dos 95.602 hectares, correspondente às áreas de uso público.

“Esse contrato é um marco em investimento em ativos naturais brasileiros, que vai proporcionar ainda mais melhorias na experiência dos visitantes, com respeito integral à flora e faunas locais, além de contribuir para aumentar a competitividade do turismo brasileiro internacionalmente”, afirma Roberto Capobianco, presidente do Grupo Construcap.

Foz do Iguaçu é a terceira cidade brasileira mais visitada para turismo de lazer no Brasil e mais de 70% dos visitantes de Foz vão ao Parque Nacional do Iguaçu. Entre os investimentos previstos estão um novo sistema de transporte, o qual passará pelas principais estações, novo teleférico mobilidade ativa com a requalificação de trilhas, ciclofaixas e demais modais que permitam maior imersão do usuário com a natureza, implementar serviço de alimentação, atividades aquáticas como SUP, caiaque para todos os visitantes e embarque e desembarque em barco motor à combustão para conduzir o visitante até a marina que será construída fora do parque. O plano de transição operacional tem previsão de início da operação a partir de dezembro de 2022.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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