Tecnologia, Mídia e Telecomunicações lideram negócios de fusões e aquisições na América Latina
Mesmo em um cenário desafiador com inflação global, taxas de juros em alta e os efeitos da guerra na Ucrânia, o setor de Fusões & Aquisições (M&A na sigla em inglês) mostra um mercado global aquecido. De acordo com dados do relatório Horizons, produzido pela BDO, a projeção é que, no mundo, o volume de negócios no terceiro trimestre de 2022 supere em 25% os níveis pré-Covid.
No que diz respeito a América Latina, os dois setores líderes em transações foram TMT (Tecnologia, Mídia e Telecomunicações) com 32 deals, e Energia, Mineração e Utilidades, com 14 deals. O Brasil é um dos destaques na região, tendo registrado 13 transações no Top 20 do trimestre, respondendo por 65,1% do valor total das transações na região.
O relatório também sugere que o Brasil, apesar do cenário de incertezas, é solo fértil para setores como TMT e serviços financeiros. “O aumento da inflação e das taxas de juros, bem como as eleições presidenciais que se aproximam, trazem incertezas para este segundo semestre”, afirma Romina Lima, sócia da BDO. “Esse cenário, no entanto, é favorável para investidores bem capitalizados que buscam oportunidades de consolidação”, complementa.
Um dos destaques do período foi a privatização da Eletrobras, que teve a participação da BDO Brasil com a realização de Due Diligence, e se configurou como a maior oferta de utilities desde 2010 no mundo, a maior oferta no hemisfério ocidental neste ano, a maior privatização desde 1998 no Brasil e a segunda maior oferta de ações da história do país.
Olhando para o futuro
As projeções, de acordo com os dados do estudo, são otimistas para a região. A América Latina representa atualmente aproximadamente 6% do mercado global, com 588 acordos anunciados ou em andamento, conforme mostrado no BDO Heat Chart, o que reflete um aumento, uma vez que normalmente responde de 4 a 5% do mercado global.
Espera-se que a Tecnologia, Mídia e Telecomunicações seja o setor mais aquecido, com 207 potenciais transações, seguidos por Serviços Financeiros (113), Serviços Empresariais (86) e Energia, Mineração e Utilidades (53).


