Mercado pet registra mais de 18,3 mil novos negócios no primeiro semestre

Mercado pet registra mais de 18,3 mil novos negócios no primeiro semestre

Número de empresas abertas nos primeiros seis meses deste ano é superior ao registrado no mesmo período de 2019 e 2020

O mercado pet continua aquecido e promissor no Brasil. Apesar de uma ligeira queda quando comparado aos números do primeiro semestre de 2021, o setor registrou um volume de novos negócios no primeiro semestre deste ano que é 33% superior ao verificado nos seis primeiros meses de 2019, antes da chegada da pandemia, quando foram abertas 13.737 empresas. Segundo levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a primeira metade de 2022 contabilizou 18.278 empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e comércio varejista de medicamentos veterinários.

O primeiro semestre de 2021 teve a abertura de 19.432 empresas, aproximadamente 6% a mais do que o mesmo período deste ano. Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, essa ligeira queda reflete uma acomodação do setor, que sofreu um impulso significativo no período da pandemia. “O mercado pet foi um dos segmentos que apresentou forte crescimento  durante o isolamento social, quando muitas pessoas adotaram animais de estimação como forma de superar a solidão. A tendência, apesar do pequeno recuo do número de novas empresas abertas, é que o brasileiro continue consumindo bastante essa natureza de produtos e serviços, mantendo o segmento aquecido”, comenta Melles.

Os microempreendedores individuais (MEI) são maioria entre os novos negócios criados no primeiro semestre deste ano e respondem por nada menos que 85% desses empreendimentos. Foram 15,5 mil MEI contra 3,3mil micro e pequenas empresas abertas de janeiro a junho de 2022. A predominância dos microempreendedores individuais mantém um comportamento já identificado pelo Sebrae em anos anteriores. “Os MEI foram os grandes responsáveis pelo crescimento do número de pequenos negócios ligados à comercialização de produtos e serviços voltados para animais domésticos nos últimos 10 anos”, argumenta Carlos Melles.

Principais números

Pequenos negócios do mercado pet:

  • 1º sem 2022: 18.278
  • 1º sem 2021: 19.432
  • 1º sem 2020: 13.408
  • 1º sem 2019: 737

Setores analisados

  •      Higiene e embelezamento de animais domésticos;
  •      Alojamento, higiene e embelezamento de animais;
  •      Comércio varejista de medicamentos veterinários.

Negócios abertos por porte nos primeiros semestres

2022

  •      MEI – 15.484
  •      MPE – 2.794

2021

  •      MEI – 16.402
  •      MPE – 3.030

2020

  •      MEI – 11.230
  •      MPE – 2.178

2019

  •      MEI – 10.888
  •      MPE – 2.849

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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