Grupo Boticário lança 3ª edição do GB Ventures para acelerar startups de varejo e beleza

Grupo Boticário lança 3ª edição do GB Ventures para acelerar startups de varejo e beleza

Pela primeira vez, empreendedores terão acesso ao Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa para realização de testes de produtos

Grupo Boticário abre, nesta segunda-feira (23), as inscrições para a 3ª edição do GB Ventures — programa de aceleração que conecta startups de todo o território nacional a um dos maiores grupos de beleza do mundo. Para esta edição, a companhia procura de oito a 12 Beautytechs e Retailtechs que ofereçam soluções tecnológicas voltadas aos mercados de beleza e varejo, respectivamente. Pela primeira vez, além de DNVBs, o programa também será voltado para empreendedores do segmento de beleza com dispositivos que atendam e solucionem as dores e necessidades dos consumidores. As inscrições para o GB Ventures 2023 vão até o dia 14 de fevereiro e podem ser feitas no site do projeto (aqui).

Com duração de cinco meses, de maio a setembro deste ano, a 3ª edição do GB Ventures reserva experiências e oportunidades inéditas com foco na aceleração e desenvolvimento do negócio dos empreendedores selecionados. Pela primeira vez, o Grupo Boticário abre as portas do seu Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) — um dos mais avançados e tecnológicos do País localizado na fábrica de São José dos Pinhais (PR) — para as DNVBs selecionadas.

Com o suporte de pesquisadores e profissionais especializados, os empreendedores terão a oportunidade de enviar amostras dos produtos desenvolvidos para a realização de testes de segurança, estabilidade, in vitro e até testes usados para a construção de claims de produtos. No mesmo complexo, as aceleradas também contarão com o laboratório de neurociência e suporte para a realização de focus group com consumidores. A dinâmica para acessar o Laboratório de P&D da companhia será detalhada ao longo do programa para as startups elegíveis.
Nesta edição, as startups também terão acesso aos multicanais do Grupo Boticário para a realização de testes e aprimoramento dos seus negócios. No hub de varejo, por exemplo, será possível ter contato com distribuidores e franqueados para a validação de soluções. No marketplace Beleza na Web os empreendedores terão a oportunidade de experimentar o canal de vendas a partir de testes de demanda e de comunicação. Já no canal B2B, o programa oferecerá suporte para a elaboração de um plano de go to market específico para o setor.

Como nas edições passadas, o programa disponibilizará diversos conteúdos para os empreendedores por meio de trilhas de conhecimento direcionadas para os segmentos de cada startup — beleza ou varejo. As trilhas serão compostas por mentorias conduzidas por executivos, líderes e especialistas do Grupo Boticário, além de palestras e workshops. Dentre os temas previstos para as trilhas destacam-se: produto, marketing, mídia, canais, tecnologia e operações.

A 3ª edição do GB Ventures foi construída a partir de um olhar aprofundado no negócio da companhia, a fim de garantir possibilidades de sinergia entre as startups e o Grupo Boticário durante e após o período de aceleração.

“Somos uma empresa inquieta por essência. Essa inquietude nos impulsiona diariamente para desenvolver produtos, serviços e soluções inovadoras e conectadas aos desejos e necessidades dos consumidores ao lado dos melhores parceiros e empreendedores”, diz Paulo Braga, Diretor de Corporate Ventures do Grupo Boticário. “Com o GB Ventures fortalecemos a conexão do Grupo com o ecossistema de startups, trazendo para dentro de casa o que há de mais novo, inovador e inédito no mercado. Ao mesmo tempo apostamos nessas startups, atuando ativamente para o seu desenvolvimento e aceleração para alcançar novos rumos e geração de negócios dentro e fora do Grupo. Em edições passadas do programa, algumas das startups aceleradas tornaram-se nossas fornecedoras, por exemplo”, complementa o executivo.

Acelerando a beleza

O Grupo Boticário considera a diversidade como uma das maiores alavancas de crescimento e inovação, sendo, portanto, um fator relevante e prioritário para a 3ª edição do GB Ventures. Startup com fundadores de grupos minorizados será considerado um diferencial no momento de inscrição, assim como empreendedores donos de tecnologias inclusivas, especialmente para pessoas 50+ e outros grupos minorizados. A diversidade geográfica é outro diferencial. Como o programa será realizado de forma 100% online, empreendedores de todo o País poderão participar.

Dentre os demais requisitos para o processo seletivo no GB Ventures 2023, destaca-se o nível de maturidade das startups. Esta edição selecionará startups que estejam na fase de operação, ou seja, que já tenham encontrado o “problem market fit” e estejam em busca do “product market fit“. Ou seja, aquelas que já possuem um MVP validado, com clientes e time, além dos fundadores. Especialmente para Beautytechs com dispositivos (devices), o critério de seleção também irá considerar aquelas com devices em estágio inicial, mesmo que ainda não tenham sido validado.

Outro ponto é ser uma startup de base tecnológica, que solucione problemas reais dos consumidores de varejo ou beleza, que use dados na sua tomada de decisão e que possam atingir larga escala e sem viés de consultoria.

“Temos muito a oferecer, a ganhar e a crescer em conjunto com as startups participantes do nosso programa de aceleração. Estamos no mercado há mais de 40 anos e mantemos o olhar atento às inovações incrementais e disruptivas, ao mesmo tempo que promovemos o crescimento e tração das startups, acreditamos que ajudando estas empresas e empreendedores a crescer, contribuímos para o fortalecimento e desenvolvimento do nosso ecossistema de beleza. Esta é a missão do GB Ventures, contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento do nosso ecossistema de beleza”, conclui Paulo Braga.

Ao todo, 21 startups já foram aceleradas pelo Grupo Boticário, sendo 13 delas na 1ª edição do GB Ventures e oito na 2ª edição.

Período de inscrições: de 23/01/23 a 14/02/23

Site para inscrições e mais informações: Aqui

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *