Poupança continua sendo a melhor opção para o pequeno investidor

Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi.
Maior mérito é a inclusão financeira dos investidores de pequeno porte
Ainda que seja alvo de críticas, a caderneta de poupança é a melhor alternativa de investimento para o pequeno investidor. Na avaliação do diretor executivo da Viacredi, Vanildo Leoni, o grande mérito da tradicional poupança é a inclusão financeira do investidor de pequeno porte.
Ainda segundo Leoni, não se pode esquecer que a poupança é a modalidade de investimento mais popular do Sistema Financeiro Nacional; remunera mensalmente os investidores; é isenta de Imposto de Renda para Pessoa Física e do Imposto de Operações Financeiras (IOF), o que não acontece com as demais aplicações financeiras; e, em caso de falência da instituição financeira, importâncias depositadas no valor de até R$ 250 mil são garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito. Outra vantagem apontada pelo diretor da Viacredi, é que a caderneta de poupança não possui vencimento. Dessa forma, é possível resgatar os investimentos a qualquer momento.
Quanto à abertura de uma poupança, ela é menos burocrática que uma conta corrente, pois não é necessário comprovar renda e pagar taxa de abertura. Portanto, por ser menos exigente, essa conta poderá ser feita até para menores de idade. Ou seja, muitos pais podem optar por este tipo de conta para os filhos e guardar pensando no futuro deles.
Embora o perfil do investidor de poupança da Viacredi seja de trabalhadores das classes B,C e D e de aposentados que aplicam seus recursos nesta modalidade para reservas de emergência, muitas pessoas com boa cultura financeira também têm preferido investir na poupança, destaca Leoni.
O diretor executivo da Viacredi, que é a maior cooperativa de crédito do Brasil em número de associados, também chama a atenção para o fato de que são os recursos da poupança que financiam a casa própria, seja nova ou usada. Ou seja, os recursos aplicados nesse investimento servem para aquecer o setor de construção civil do país, e de quebra, realizam o sonho da casa própria de muita gente.