Estudo revela anunciantes mais buscados durante o BBB23

Estudo revela anunciantes mais buscados durante o BBB23

Mais uma edição do BBB chegou ao fim e como ele o investimento gigantesco das marcas. Entra ano e sai ano e a pergunta que fica é: valeu a pena ter investido no reality? Será que realmente a minha marca causou impacto na audiência?

Tunad tem algumas destas respostas porque monitorou ao longo de todo o Big Brother Brasil 23, o desempenho das buscas pelas marcas patrocinadoras simultaneamente com a exibição de seus merchans. E agora, após o fim do reality, a startup reuniu os principais resultados de todo o período em um relatório exclusivo.

Nesta edição, as marcas: LATAM, Chevrolet, Mercado Livre, Riachuelo, Chilli Beans e Stone, se destacaram e alcançaram, cada uma, mais de 18 mil buscas adicionais pela marca.

Já os picos de pesquisa, ficaram por conta da marca Cif, que registrou um crescimento acima da média, com Uplifts de 10.000%, enquanto Engov teve dois Merchans com pico acima de 9.700%.

“Em relação aos setores, embora o setor de Alimentação e Bebida tenha tido um alto número de marcas (8 marcas), foi o setor de Comércio Varejista, com 3 marcas, que obteve o maior número de buscas adicionais, somando mais de 63.000 no total“, explica Ricardo Monteiro, CSO e COO da Tunad.

Abaixo é possível visualizar as marcas com maior destaque ao longo do reality:

Ranking 10 Melhores Marcas por Uplift*

*UpLift após 10 minutos de cada Merchan de BBB-23 (Google Search pela marca)

  1. Latam (43.908)
  2. Chevrolet (42.903)
  3. Mercado Livre (21.306)
  4. Riachuelo (21.185)
  5. Carrefour (20.629)
  6. Chilli Beans (18.987)
  7. Stone (18.470)
  8. Estácio (13.879)
  9. Engov (9.499)
  10. Globoplay (9.314)
Ranking 10 Melhores Merchans por Picos de UpLift*

*Maior pico de UpLift de cada Merchan de BBB-23 (Search pela marca no Google) em relação a média 5 minutos antes de cada inserção

  1. Cif – 18/04 (10.265%)
  2. Engov – 26/02 (9.888%)
  3. Engov – 11/03 (9.750%)
  4. Ademicon – 16/03 (9.225%)
  5. Chevrolet – 20/04 (8.350%)
  6. Engov – 16/02 (8.240%)
  7. Chevrolet – 20/04 (7.808%)
  8. Oral-B – 07/02 (7.600%)
  9. Vick – 23/02 (6.983%)
  10. Stone – 23/01 (6.415%)
Ranking UpLift por Segmento*

*Segmentos que geraram mais UpLifts e Quantidade de Marcas por Segmento Segmento Marcas

  1. Comércio Varejista (63.120)
  2. Aviação (43.908)
  3. Automotivo (42.903)
  4. Financeiro (35.089)
  5. Alimentação/Bebidas (24.600)
  6. Ótica (19.213)
  7. Educação (13.879)
  8. Streaming (9.314)
  9. Rede Social (7.119)
  10. Beleza/Higiene Pessoal (6.211)

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *