35% das mulheres empreendem por vocação no Brasil

35% das mulheres empreendem por vocação no Brasil

Levantamento da Serasa procurou entender os perfis das empreendedoras brasileiras

Uma pesquisa inédita, realizada pela Serasa Experian, identificou que 35% das mulheres que empreendem no Brasil se classificam como “Empreendedora por Vocação”, ou seja, que ‘sempre tiveram visão de negócio para identificar as oportunidades’ e que ‘foram incentivadas a terem o seu próprio negócio desde cedo’. O levantamento, que teve como objetivo entender quais são os perfis das empreendedoras brasileiras, também revelou que 25% empreendem para ter um propósito, enquanto 22% pela vontade de desbravar esse mercado e 18% para ser independente financeiramente.

“A Serasa Experian reconhece a importância de auxiliar todos os empreendedores brasileiros, principalmente as mães e mulheres que atuam neste ramo. Por isso, decidimos realizar esta pesquisa para mergulhar no perfil atual de empreendedoras e como elas encaram seus negócios. Assim, conseguimos entender quais são os produtos e serviços mais adequados para apoiá-las durante a jornada”, declara o Vice-Presidente de PME da Serasa Experian, Cleber Genero.

Ainda segundo a pesquisa, 62% das entrevistadas disseram empreenderem sozinhas, 30% têm microempresa, 6% empresa de pequeno porte e 1% empresa de médio porte. Os segmentos mais comuns foram “Serviço” (57%), “Comércio varejista” (24%), “Indústria” (4%), “Comércio atacadista” (3%) e “Outro” (12%). Veja, a seguir, o detalhamento dos perfis:

Empreendedora Por Vocação

· Por que empreendem: dentre as principais motivações apontadas pelas empreendedoras de vocação estão: “sempre tive visão de negócio para enxergar onde estão as oportunidades” (81%); “fui incentivada a ter meu próprio negócio desde cedo” (61%); e “desejo de não trabalhar para os outros e ter um negócio próprio, uma vez que é a melhor forma de ganhar dinheiro” (97%);

· Origem da renda e independência financeira: a origem da renda de 61% das respondentes identificadas neste perfil é completamente fruto da empresa e 50% delas dizem ser totalmente independentes;

· Idade: do total de empreendedoras por vocação, 68% declararam ter idades entre 30 e 49 anos, 22% mais de 50 anos e 10% até 29 anos;

· Formação e preparo educacional: a maioria das empreendedoras desse perfil possuem pós-graduação (35%) e ensino superior completo (36%), e 47% disseram que, antes de empreender, fizeram curso específico para atuar, com duração de menos de 1 ano (42%);

· Tempo de empreendedorismo: 42% delas empreendem entre 5 e mais de 10 anos e 30% atuam há menos de 6 meses e mais de 3 anos.

Empreendedora Por Propósito

· Por que empreendem: sete em cada 10 empreendedoras por propósito declararam que querem ganhar dinheiro sem trabalhar para os outros (97%), além disso, 74% acham que sempre tiveram tino comercial e 66% alegam que é porque foram incentivadas;

· Origem da renda e independência financeira: mais de 50% desse perfil de empreendedoras declararam ser completamente independentes, cuja origem da renda vem totalmente da empresa (53%);

· Idade: a idade média das empreendedoras desse perfil é de 30 a 49 anos (62%). 29% disseram ter mais de 50 anos e 9% declararam ter até 29 anos;

· Formação e preparo educacional: das respondentes deste perfil, 35% disseram não ter se preparado para empreender, mas 35% declararam ter ensino superior completo;

· Tempo de empreendedorismo: 54% das empreendedoras por propósito atuam entre 5 e mais de 10 anos, e 30% entre menos de 6 meses e 3 anos.

Empreendedora Desbravadora

· Por que empreendem: as empreendedoras desbravadoras possuem prioridades sociais em sua atividade empresarial, pois 68% disseram que é sua prioridade profissional ter um trabalho que faça diferença para a sociedade[DB2] , enquanto 45% declararam que ter um negócio próprio nunca foi um sonho;

· Origem da renda e independência financeira: 54% das respondentes deste perfil disseram que a origem da renda é completamente da empresa. Já para 33%, a maior parte da renda vem da empresa, mas não totalmente. Por fim, para 13% grande parte de outro trabalho contribui para a sua renda. A maioria é parcialmente independente (59%) e 38% é totalmente independente;

· Idade: 69% delas possuem entre 30 e 49 anos, 22% mais de 50 anos e 10% até 29 anos;

· Formação e preparo educacional: a maioria das empreendedoras desbravadoras possuem o ensino superior completo (49%), sendo que 38% se prepararam para atividade empresarial ante 40% que não;

·       Tempo de empreendedorismo: 46% das desbravadoras possuem menos tempo de empreendedorismo que os outros perfis – entre menos de 6 meses e até 3 anos.

Empreendedora Independente

· Por que empreendem: para 96% dessas empresárias ter seu próprio negócio significa poder fazer o trabalho do seu jeito, sendo essa autonomia um fator relevante. Outra motivação alegada por 84% é o fato de não ter que trabalhar para os outros e ter um negócio próprio é a melhor forma de ganhar dinheiro;

· Origem da renda e independência financeira: a maioria destas empreendedoras não são de fato independentes, pois 57% delas responderam que são parcialmente autossuficientes financeiramente;

· Idade: a faixa etária da maior parte das empreendedoras do perfil “Independente” é de 30 a 49 anos (66%), 24% têm mais de 50 anos e 10% têm até 29 anos;

· Formação e preparo educacional: apenas 3 em cada 10 empreendedoras independentes se prepararam em menos de 1 ano para empreender e 35% disseram que não se prepararam. No total, 34% têm superior completo e 33% pós-graduação;

· Tempo de empreendedorismo: neste perfil de empreendedorismo feminino, 42% atuam a mais tempo (de 5 a mais de 10 anos) e 38% está na atividade empresarial entre menos de 6 meses a 1 ano.

Guia do Empreendedor Iniciante: Conteúdo da Serasa Experian para ajudar na saúde financeira dos negócios

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Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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