35% das mulheres empreendem por vocação no Brasil
Levantamento da Serasa procurou entender os perfis das empreendedoras brasileiras
Uma pesquisa inédita, realizada pela Serasa Experian, identificou que 35% das mulheres que empreendem no Brasil se classificam como “Empreendedora por Vocação”, ou seja, que ‘sempre tiveram visão de negócio para identificar as oportunidades’ e que ‘foram incentivadas a terem o seu próprio negócio desde cedo’. O levantamento, que teve como objetivo entender quais são os perfis das empreendedoras brasileiras, também revelou que 25% empreendem para ter um propósito, enquanto 22% pela vontade de desbravar esse mercado e 18% para ser independente financeiramente.
“A Serasa Experian reconhece a importância de auxiliar todos os empreendedores brasileiros, principalmente as mães e mulheres que atuam neste ramo. Por isso, decidimos realizar esta pesquisa para mergulhar no perfil atual de empreendedoras e como elas encaram seus negócios. Assim, conseguimos entender quais são os produtos e serviços mais adequados para apoiá-las durante a jornada”, declara o Vice-Presidente de PME da Serasa Experian, Cleber Genero.
Ainda segundo a pesquisa, 62% das entrevistadas disseram empreenderem sozinhas, 30% têm microempresa, 6% empresa de pequeno porte e 1% empresa de médio porte. Os segmentos mais comuns foram “Serviço” (57%), “Comércio varejista” (24%), “Indústria” (4%), “Comércio atacadista” (3%) e “Outro” (12%). Veja, a seguir, o detalhamento dos perfis:
Empreendedora Por Vocação
· Por que empreendem: dentre as principais motivações apontadas pelas empreendedoras de vocação estão: “sempre tive visão de negócio para enxergar onde estão as oportunidades” (81%); “fui incentivada a ter meu próprio negócio desde cedo” (61%); e “desejo de não trabalhar para os outros e ter um negócio próprio, uma vez que é a melhor forma de ganhar dinheiro” (97%);
· Origem da renda e independência financeira: a origem da renda de 61% das respondentes identificadas neste perfil é completamente fruto da empresa e 50% delas dizem ser totalmente independentes;
· Idade: do total de empreendedoras por vocação, 68% declararam ter idades entre 30 e 49 anos, 22% mais de 50 anos e 10% até 29 anos;
· Formação e preparo educacional: a maioria das empreendedoras desse perfil possuem pós-graduação (35%) e ensino superior completo (36%), e 47% disseram que, antes de empreender, fizeram curso específico para atuar, com duração de menos de 1 ano (42%);
· Tempo de empreendedorismo: 42% delas empreendem entre 5 e mais de 10 anos e 30% atuam há menos de 6 meses e mais de 3 anos.
Empreendedora Por Propósito
· Por que empreendem: sete em cada 10 empreendedoras por propósito declararam que querem ganhar dinheiro sem trabalhar para os outros (97%), além disso, 74% acham que sempre tiveram tino comercial e 66% alegam que é porque foram incentivadas;
· Origem da renda e independência financeira: mais de 50% desse perfil de empreendedoras declararam ser completamente independentes, cuja origem da renda vem totalmente da empresa (53%);
· Idade: a idade média das empreendedoras desse perfil é de 30 a 49 anos (62%). 29% disseram ter mais de 50 anos e 9% declararam ter até 29 anos;
· Formação e preparo educacional: das respondentes deste perfil, 35% disseram não ter se preparado para empreender, mas 35% declararam ter ensino superior completo;
· Tempo de empreendedorismo: 54% das empreendedoras por propósito atuam entre 5 e mais de 10 anos, e 30% entre menos de 6 meses e 3 anos.
Empreendedora Desbravadora
· Por que empreendem: as empreendedoras desbravadoras possuem prioridades sociais em sua atividade empresarial, pois 68% disseram que é sua prioridade profissional ter um trabalho que faça diferença para a sociedade[DB2] , enquanto 45% declararam que ter um negócio próprio nunca foi um sonho;
· Origem da renda e independência financeira: 54% das respondentes deste perfil disseram que a origem da renda é completamente da empresa. Já para 33%, a maior parte da renda vem da empresa, mas não totalmente. Por fim, para 13% grande parte de outro trabalho contribui para a sua renda. A maioria é parcialmente independente (59%) e 38% é totalmente independente;
· Idade: 69% delas possuem entre 30 e 49 anos, 22% mais de 50 anos e 10% até 29 anos;
· Formação e preparo educacional: a maioria das empreendedoras desbravadoras possuem o ensino superior completo (49%), sendo que 38% se prepararam para atividade empresarial ante 40% que não;
· Tempo de empreendedorismo: 46% das desbravadoras possuem menos tempo de empreendedorismo que os outros perfis – entre menos de 6 meses e até 3 anos.
Empreendedora Independente
· Por que empreendem: para 96% dessas empresárias ter seu próprio negócio significa poder fazer o trabalho do seu jeito, sendo essa autonomia um fator relevante. Outra motivação alegada por 84% é o fato de não ter que trabalhar para os outros e ter um negócio próprio é a melhor forma de ganhar dinheiro;
· Origem da renda e independência financeira: a maioria destas empreendedoras não são de fato independentes, pois 57% delas responderam que são parcialmente autossuficientes financeiramente;
· Idade: a faixa etária da maior parte das empreendedoras do perfil “Independente” é de 30 a 49 anos (66%), 24% têm mais de 50 anos e 10% têm até 29 anos;
· Formação e preparo educacional: apenas 3 em cada 10 empreendedoras independentes se prepararam em menos de 1 ano para empreender e 35% disseram que não se prepararam. No total, 34% têm superior completo e 33% pós-graduação;
· Tempo de empreendedorismo: neste perfil de empreendedorismo feminino, 42% atuam a mais tempo (de 5 a mais de 10 anos) e 38% está na atividade empresarial entre menos de 6 meses a 1 ano.
Guia do Empreendedor Iniciante: Conteúdo da Serasa Experian para ajudar na saúde financeira dos negócios
Para ajudar os negócios recém-criados na jornada do empreendedorismo, a Serasa Experian lançou o “Guia do Empreendedor Iniciante”, um material gratuito, disponível no site oficial da companhia. Para ter acesso completo ao material, basta fazer um breve cadastro de nome e e-mail para destravar os oito níveis que reúnem muitas dicas e orientações sobre como encontrar uma oportunidade, definir o perfil do cliente, fazer plano de negócios e muito mais. Clique aqui e saiba mais!