De pequenas a médias empresas. Veja 5 dicas de como expandir sua empresa

De pequenas a médias empresas. Veja 5 dicas de como expandir sua empresa

Transformação de empresas em startups se encaixam com desejo dos colaboradores

Planejar a vida longe das grandes cidades é um desejo cada vez maior para muitas pessoas que estão cansadas do ritmo acelerado dos centros urbanos, e após os dois anos de pandemia, a volta ao normal trouxe a segurança de se poder viver como antes, contudo, as prioridades mudaram, e a vontade de recomeçar, agora no interior, está mais aguçada.

“O interior também é um celeiro de startups, cujo modelo de gestão de capital humano atrai muitos jovens talentos. Estar afastado dos grandes centros pode ser uma boa oportunidade para empresas, que podem oferecer melhores condições de trabalho ao mesclar o modelo tradicional de trabalho com o modelo das startups, como para os funcionários, que podem usufruir de uma vida mais simples”, diz Rafael Somera, CEO da Solutudo.

Priorizar a qualidade de vida, mudando para cidades do interior, envolve trocar de emprego e para algumas pessoas isso pode significar perder os benefícios do emprego atual. Esse receio acontece por causa do senso comum, que cria uma ideia de que locais afastados das grandes metrópoles não oferecem vantagens e ambientes modernos.

A pesquisa Viver em São Paulo: ‘Qualidade de Vida’, divulgada pela Rede Nossa São Paulo, entidade que mapeia os índices de qualidade de vida na cidade, indicou que 61% dos moradores se mudariam da capital paulista, se pudessem. No ano de 2021, a porcentagem de pessoas que gostariam de sair da cidade era de 57% e em 2020, 60%. A pesquisa foi feita com base em entrevistas com 800 pessoas com mais de 16 anos de idade, ao longo do mês de dezembro de 2022.

Tendo em vista o aumento da quantidade de pessoas que buscam qualidade de vida em cidades do interior e procuram por vagas de emprego que os permitam construir uma vida estável, Rafael Somera, CEO da Solutudo, dá 5 dicas sobre como transformar a sua empresa de médio e grande porte com ideias baseadas em modelos de startups e reter talentos:

1. Gestão horizontal: esse modelo de gestão empresarial parte da ideia de que as decisões devem ser tomadas em conjunto. Os líderes precisam delegar parte do comando e fazer com que os colaboradores tenham postura ativa na tomada de decisão da empresa, deixando a hierarquia tradicional de lado.

2.Criar senso de pertencimento: os acontecimentos dos últimos anos fizeram com que muitas de nós mudássemos nossas prioridades, inclusive em relação ao trabalho. A consultoria de carreira Gorick Ng entrevistou centenas de jovens ao redor do mundo para saber qual a prioridade deles em relação à carreira, e de acordo com os dados divulgados pela Forbes, menos de 2% do público tem ambição de subir na pirâmide corporativa.

3.Criação de espaços de descontração: a criação de espaços de descontração é uma prática que ficou muito popular por ser usada em startups, lugares que convidam colaboradores a relaxar e se relacionarem entre eles, promovendo o bem-estar.

4.Maior flexibilidade: segundo o índice de confiança da consultoria Robert Half, 71% dos recrutadores de empresas avaliam que a flexibilidade é determinante para atração e retenção de talentos, e 71% dos empregados concordam. Outra pesquisa, publicada pela MIT School of Management, mostra que horários flexíveis são uma das principais prioridades entre talentos que buscam vaga de emprego.

5.Empresas que escutam e, de fato, entendem os colaboradores: a pesquisa realizada pela Deloitte descobriu que 42% dos entrevistados procuram por novos empregos quando passam a acreditar que o seu empregador não valoriza suas habilidades e não oferece possibilidade de crescimento na carreira. Esse dado mostra a importância de valorizar os talentos em todos aspectos, seja pelas habilidades quanto pelas características humanas.

Ao oferecer processos de gestão de trabalho com modelos mais próximos das startups, aliados à comodidade e ao conforto da vida no interior, sua empresa entrega a segurança necessária para atrair talentos, que hoje se concentram nas grandes cidades, que irão impulsionar o seu negócios.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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