Mercado precisa diversificar soluções financeiras para o varejo

Mercado precisa diversificar soluções financeiras para o varejo

Empresas estão investindo cada vez mais em soluções que tragam segurança e praticidade, além de aumentar o leque de possibilidades de meios de pagamento para o consumidor final

O uso dos meios eletrônicos de pagamento pela internet e outros canais remotos, como apps e carteiras digitais, movimentou quase R$ 180 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2023, um aumento de quase 11% no comparativo com o mesmo período de 2022, de acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços). As empresas, em especial do varejo, precisam estar preparadas para a demanda que não para de crescer. De olho nesse segmento, a 2GO Bank, fintech especializada em liquidação de ativos digitais, apresenta, na Eletrolar 2023, soluções para impulsionar ainda mais o varejo através da implantação de produtos e serviços para diferentes perfis de negócio.

As tecnologias de pagamento também têm se transformado em um ativo valioso para as empresas. “O varejo passa por um processo de bancarização, acoplando e oferecendo diversos serviços financeiros aos seus clientes. A 2GO Bank desenvolveu um portfólio completo do conceito de Banking as a Service (BaaS) que vai na linha dessa tendência”, destaca o CEO da 2GO Bank, Cyllas Elia.

O varejo é um dos primeiros setores a incorporar inovações e tecnologias que melhorem o relacionamento com os clientes, além de oportunidades para desenvolver novos modelos de negócios. “As empresas do setor podem atacar em diferentes frentes, oferecendo aquilo que os consumidores mais precisam em relação às finanças. Dos cartões de crédito, passando pelo Pix, criptomoedas e chegando aos pagamentos instantâneos, vivemos uma jornada com amplo potencial de evolução”, comenta Elia.

Segundo o executivo, as empresas têm percebido essa tendência e estão investindo cada vez mais em soluções que tragam segurança e praticidade. No caso da 2GO, lembra o CEO, o motor de liquidez próprio permite realizar a pagamentos eletrônicos instantâneos em qualquer volume a qualquer instituição financeira, para compra ou venda, no Brasil ou no exterior. Na prática, permite que uma loja do varejo tenha capacidade de atender e transacionar valores de forma rápida e segura, com o maior número de opções ao consumidor. “Nós entregamos sistemas prontos com backoffice e aplicativo, para que as pessoas das áreas de negócio possam inovar no atendimento aos clientes, independente da estratégia que definirem para seu processo de venda”, explica Cyllas Elia.

O futuro dos meios de pagamento no varejo, rumo a uma sociedade mais digitalizada, aumenta a capacidade de relacionamento das marcas com os clientes e estimula a inovação. “É possível agregar outros produtos dentro da plataforma da 2GO, que podem ser consumidos via BaaS, nos formatos white label ou com a marca da empresa – como cartão, cripto, compra e venda de ativos digitais, seguros, automação de boletos e PIX, entre outros. É um universo de possibilidades que a automação permite, porque contamos com APIs para implementar em qualquer segmento, incluindo o varejo”, reforça o CEO.

Para apresentar as soluções para o comércio varejista, a 2GO Bank participa do maior encontro do setor da América Latina, a 16ª Eletrolar Show, de 10 a 13 de julho de 2023, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Em destaque, as tendências e as novidades para o varejo, colaborando com soluções disruptivas na área de tecnologia financeira. A 2GO Bank, inclusive, é a principal patrocinadora da Arena Crypto, espaço exclusivo do evento que vai mostrar ao público como as criptomoedas e a blockchain estão redefinindo o futuro dos meios de pagamentos. A área funcionará durante os quatro dias da feira e levará a uma imersão no universo das moedas digitais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *