Dia do Comerciante: 5 tecnologias que estão revolucionando o comércio online e físico

Dia do Comerciante: 5 tecnologias que estão revolucionando o comércio online e físico

Tecnologias estão impulsionando as vendas no comércio

As tecnologias estão revolucionando a maneira como as empresas operam e se conectam com os consumidores. Do comércio físico ao eletrônico, essas inovações estão remodelando o segmento e proporcionando experiências de compra totalmente novas, além de desempenhar um papel fundamental no crescimento do setor. Durante o primeiro trimestre de 2023, o varejo expandiu 2,4%, o maior avanço do período registrado desde 2018, mostram dados do Instituto Brasileiro de Estatísticas e Estudos Econômicos (IBEEE).

O alcance desses resultados positivos no ramo de vendas se deve em grande parte à tecnologia: o e-commerce registrou aumento de 24% no número de clientes no ano passado no Brasil, gerando R$ 262 bilhões em faturamento, conforme levantamento da NielsenIQEbit, ilustrando o enorme impacto das vendas online para os negócios.

Com a popularização das plataformas digitais, as empresas têm buscado, cada vez mais, fazer o uso de ferramentas tecnológicas para alcançar novos consumidores, aproveitando as diversas transformações, possibilidades e oportunidades que se apresentaram ao varejo no decorrer dos anos.

Para celebrar o dia desse profissional, comemorado anualmente em 16 de julho, empresas especializadas trouxeram algumas dicas de ferramentas inovadoras que têm o potencial de alavancar vendas e fazer crescer as lojas e comércios na internet. Confira:

1. Iniciador de Pagamentos

A tecnologia apresentada ao mercado como Iniciador de Pagamentos, do Grupo FCamara, permite transações via Pix de forma mais simplificada, com o diferencial de ser integrado às grandes plataformas de e-commerce. A ferramenta possibilita a iniciação de um pagamento diretamente de qualquer site, sem que o cliente precise entrar no aplicativo dos bancos para realizar ou confirmar a transação.

“Aproveitando toda a fluidez que a nossa solução tem para oferecer, todos podem sair ganhando. Consumidores não perdem o foco no checkout e o lojista, por sua vez, pode reduzir o abandono de carrinhos graças aos plugins nativos que desenvolvemos, integrados às grandes plataformas”, informa Felipe Correia, head de Soluçõews Financeiras no Grupo FCamara.

2. Omnichannel: compras híbridas

Procurar produtos em lojas físicas antes de comprar online é hábito para 72% dos consumidores mundo afora, de acordo com uma pesquisa da empresa de tecnologia Criteo realizada ainda em 2022. Isso mostra que a compra híbrida vem revolucionando a forma como compradores e marcas interagem, oferecendo uma experiência mais completa e adaptada às necessidades individuais.

A integração precisa considerar os novos comportamentos e tornar viável compras multicanais, tanto na fase da pesquisa quanto no checkout. “Essa tecnologia permite que os compradores possam, ainda, realizar pagamentos via celular, evitar filas, ou comprar na loja e receber o produto em casa. O varejo híbrido oferece mais caminhos aos compradores, além de aumentar o potencial de conversão”, aponta Andrei Dias, head de Vendas da Nexaas.

3. Gestão de anúncios com Inteligência Artificial

A IA tem sido uma aliada para otimizar processos de diversos setores. Os anúncios digitais com o auxílio da inteligência artificial podem turbinar as publicações das empresas nas plataformas digitais, entregando conteúdos para os públicos corretos, conforme identificado por meio de análises de dados e de comportamento. O resultado é um aumento no potencial de conversão e melhora na experiência de quem utiliza o site.

“O bom manuseio do tráfego pago é essencial para o sucesso de um e-commerce. A IA ajuda a empresa a compreender melhor o comportamento dos usuários na rede, proporciona análise de dados e fornece suporte na customização adequada das campanhas”, explica Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.

Vale destacar que o bom posicionamento da marca na internet pode proporcionar o aumento de leads qualificados e, consequentemente, impulsionar o número de vendas.

4. VO Mobile – VarejOnline

Mais de 90% dos consumidores brasileiros se sentem mais confortáveis utilizando aplicativos móveis para fazer suas compras, de acordo com um estudo elaborado pela Appdome. Portanto, nada mais justo que os lojistas sejam capazes de implementar tecnologias de análises de dados dentro das próprias aplicações, como é o caso do VO Mobile, da VarejOnline.

“Com o app VO mobile, os lojistas têm acesso a dados como ticket médio, quantidade de peças por venda, registros de trocas, descontos aplicados, produtos mais vendidos, além do ranking de vendedores, entre outras informações relevantes. Os dados são armazenados no sistema ERP em nuvem, e o empresário pode visualizá-los instantaneamente e de qualquer lugar”, afirma o diretor comercial da VarejOnline, William Santos.

5. Retentativa Transparente no e-commerce

Muito se fala sobre a recusa de pedidos na etapa de pagamento, e foi pensando nisso que a Yampi lançou a solução de Retentativa Transparente no seu Checkout. Com essa tecnologia, novas tentativas de pagamento são realizadas para evitar que a compra seja cancelada.

Do ponto de vista técnico, tudo acontece de forma automática, sem que o comprador precise realizar alguma ação. O recurso aciona afiliações de pagamento secundárias quando a afiliação primária é recusada, tornando a experiência de compra mais satisfatória para os consumidores, além de gerar menos prejuízos aos lojistas.

“O fluxo de uma compra precisa ter o mínimo de atrito possível, por isso, a Retentativa Transparente é uma boa solução para manter a jornada fluida e minimizar prejuízos para as lojas, por erros de digitação de quem está comprando, por exemplo. Com essa solução, mais de R$34 milhões já foram recuperados em pedidos”, aponta Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *