Empresas que investem na satisfação do colaborador tem 81% chance de ter funcionários altamente engajados

Empresas que investem na satisfação do colaborador tem 81% chance de ter funcionários altamente engajados
Ana Paula Prado.

Pesquisa revela que empresas que seguem essa cartilha, têm a chance de ter 40% de funcionários mais motivados

A satisfação dos colaboradores é um fator essencial para o sucesso de qualquer organização. Funcionários satisfeitos são mais produtivos, engajados, criativos e comprometidos com os objetivos da empresa. Além disso, a satisfação deles contribui para a retenção de talentos, a redução do turnover e a melhoria do clima organizacional. Ela também traz benefícios para os clientes externos, que recebem um atendimento mais ágil e eficiente. Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, empresas que investem na satisfação dos colaboradores têm um aumento de 37% na satisfação dos clientes e de 21% na lucratividade.

Uma pesquisa da YouEarnedIt mediu o impacto da satisfação dos colaboradores nos resultados das empresas. Segundo o estudo, empresas que investem na satisfação dos colaboradores têm 81% chance de terem funcionários altamente engajados, 78% que recomendam a empresa como um ótimo lugar para trabalhar, 58% que se sentem valorizados pela empresa e 40% mais motivados a darem o seu melhor.

Segundo Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, as empresas que investem na satisfação dos seus colaboradores colhem diversos benefícios, como um maior engajamento, satisfação, valorização e motivação dos seus funcionários. Esses fatores influenciam positivamente na produtividade, na qualidade do serviço, na reputação da empresa e na retenção de talentos. “Para alcançar a satisfação dos colaboradores, é preciso levar em conta vários aspectos, como o ambiente de trabalho, a comunicação, o reconhecimento, o feedback e o desenvolvimento profissional”, comentou.

No entanto, para investir na satisfação dos colaboradores, é preciso conhecer as suas necessidades, expectativas e percepções sobre a empresa. Uma forma de obter essas informações é por meio de pesquisas de satisfação, que podem ser realizadas periodicamente com perguntas claras e objetivas sobre diversos aspectos do trabalho.

Elas permitem identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria na gestão de pessoas e na cultura organizacional. Com base nos resultados, é possível elaborar planos de ação para corrigir os problemas detectados e implementar melhorias que visem aumentar a satisfação dos colaboradores.

O Pandapé, plataforma de RH do Infojobs, pode ser um aliado dos gestores e empresas neste momento. A plataforma permite que os líderes tenham uma visão completa e atualizada do capital humano da empresa, desde o recrutamento e seleção até a retenção e o engajamento dos talentos. Com ele é possível criar planos de carreira, avaliar competências, oferecer treinamentos, realizar pesquisas de clima, gerenciar benefícios e muito mais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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