Experiência positiva ao cliente é garantia de bons negócios

Experiência positiva ao cliente é garantia de bons negócios
Renato Torres.

É preciso estabelecer uma comunicação direta e imediata, solucionando dúvidas, fornecendo orientações e resolvendo problemas de maneira ágil

Proporcionar uma experiência excepcional ao cliente é um dos principais objetivos de qualquer negócio. Afinal, quando estão satisfeitos, os clientes não apenas retornam, mas também se tornam defensores da marca, compartilhando suas experiências positivas com amigos e familiares. E para alcançar essa fidelização é crucial demonstrar cuidado e atenção em todos os pontos de contato. Neste contexto, o atendimento remoto desempenha um papel cada vez mais significativo, permitindo interações instantâneas e eficientes por meio de chats em sites e redes sociais.

O empresário e especialista em tecnologia e marketing, Renato Torres, explica que um atendimento remoto eficiente oferece também a conveniência de acessar suporte e obter respostas rápidas, sem sair de casa. “As empresas podem estabelecer uma comunicação direta e imediata com os clientes, solucionando dúvidas, fornecendo orientações e resolvendo problemas de maneira ágil. Isso não só aumenta a eficiência, mas também demonstra disponibilidade e interesse em ajudar, fortalecendo essa relação”, destaca.

Independentemente do canal de atendimento utilizado é importante abordar cada interação com personalização e empatia. Os clientes desejam ser tratados como indivíduos únicos e não como apenas mais um número em uma lista. Ao coletar e utilizar informações relevantes, como histórico de compras, preferências e até mesmo interações anteriores, é possível oferecer um atendimento mais personalizado e direcionado às necessidades específicas. “Isso cria uma conexão emocional e fortalece a fidelização, dois fatores fundamentais quando se fala em venda”, explica Torres.

Uma experiência excepcional não pode ser alcançada apenas por meio de um único ponto de contato. É necessário garantir a consistência em todos os canais utilizados pela empresa. “E isso significa que as informações fornecidas devem ser consistentes, o tom de voz deve ser alinhado à identidade da marca e as respostas devem ser rápidas e precisas. Essa consistência transmite profissionalismo e confiança”, pontua o especialista.

A importância do feedback do cliente

Torres reforça que uma das melhores formas de melhorar a experiência do cliente é ouvindo suas opiniões e sugestões. Ao coletar feedback regularmente, seja por meio de pesquisas, avaliações ou análise de comentários nas redes sociais, as empresas podem identificar pontos de melhoria e tomar ações corretivas. “Além disso, demonstrar que a opinião deles é valorizada e implementar mudanças com base nas sugestões, mostra que a empresa está realmente comprometida em oferecer a melhor experiência possível”, pontua.

A personalização e a empatia são aspectos de grande importância, afinal, todos desejam ser tratados como indivíduos únicos. Ao adotar uma abordagem centrada em todos os canais de interação, as empresas podem criar experiências memoráveis, fortalecer a fidelidade e impulsionar o sucesso no longo prazo. “Portanto, investir no aprimoramento da experiência, com foco especial no atendimento remoto e nos pontos de contato, é um caminho estratégico para o sucesso nos negócios”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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