Franquia de Singapura quer vender sorvete zero açúcar no Brasil

Yolé pretende abrir mercado no país apostando na crescente demanda por alimentos de baixa caloria
Dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre o primeiro semestre de 2023 revelam um aumento significativo de marcas estrangeiras no país: cerca de 12% de novas marcas franqueadoras internacionais iniciaram as operações por aqui, totalizando 236 franqueadoras de 35 países.
Na avaliação de Paulo Cesar Mauro, CEO da Global Franchise, pioneiro em trazer para o Brasil diversas marcas mundiais, o sistema de franquia ajuda na expansão rápida mundial dos novos conceitos em determinado país. “Não importa mais onde nasceu um conceito, e sim sua qualidade e força. Cabe aos investidores mais atentos aproveitarem estas oportunidades em cada país”, destacou.
O movimento é tão forte que, atualmente, o especialista tem a responsabilidade de negociar mais de 20 redes globais que estão em busca de parceiros e investidores para viabilização da atuação nas principais regiões do Brasil.
Dentre as marcas que estão de olho no Brasil e já estão negociando a entrada no país, ele destaca o conceito da Yolé, rede de sorvetes zero açúcar fundada em Singapura, na Ásia. “A marca nasceu pensando grande, querendo ser uma rede mundial. Em poucos anos, já é perceptível que este processo está cada vez mais rápido”, avalia Mauro.
De olho na saúde física e financeira
A crescente demanda por bebidas de baixa caloria e a vantagem de redução de custos associada ao uso de substitutos do açúcar talvez sejam consideradas as principais razões para o crescimento do mercado de alimentos e bebidas sem açúcar. Agregado o clima tropical brasileiro e a forte cultura de consumo de sorvetes fazem do Brasil a principal meta de expansão da Yolé.
A marca, fundada em 2019, se posiciona como responsável por uma revolução do mercado dos gelados. Depois de muitas pesquisas e desenvolvimento, a empresa conseguiu unir o sabor do sorvete tradicional com a inovação de criar uma receita que é totalmente zero açúcar. E parece ter caído no gosto de muita gente, já que, atualmente, a rede tem unidades abertas ou em fase de inauguração em mais de 15 países da Ásia, Europa, África e Américas.
Ainda segundo dados da própria empresa, no ano passado, outros países entraram em processo de implantação, casos de Canadá, Costa Rica, Chile, Peru, Guatemala, Gana, Egito, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, cujos contratos assinados preveem no mínimo 400 lojas nos próximos cinco anos.
Já aqui no Brasil, a rede busca um Franqueado Master Nacional ou Regional, com taxa de franquia a ser negociada em função do território. “A Yolé busca um Master Franqueado aqui no Brasil para a expansão dos negócios que, em comparação com outras marcas, tem um grande diferencial, que é o sorvete sem açúcar. Isso mostra o porque está crescendo tão rapidamente”, avalia Mauro.