Franquia de Singapura quer vender sorvete zero açúcar no Brasil

Franquia de Singapura quer vender sorvete zero açúcar no Brasil

 Yolé pretende abrir mercado no país apostando na crescente demanda por alimentos de baixa caloria

Dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre o primeiro semestre de 2023 revelam um aumento significativo de marcas estrangeiras no país: cerca de 12% de novas marcas franqueadoras internacionais iniciaram as operações por aqui, totalizando 236 franqueadoras de 35 países.

Na avaliação de Paulo Cesar Mauro, CEO da Global Franchise, pioneiro em trazer para o Brasil diversas marcas mundiais, o sistema de franquia ajuda na expansão rápida mundial dos novos conceitos em determinado país. “Não importa mais onde nasceu um conceito, e sim sua qualidade e força. Cabe aos investidores mais atentos aproveitarem estas oportunidades em cada país”, destacou.

O movimento é tão forte que, atualmente, o especialista tem a responsabilidade de negociar mais de 20 redes globais que estão em busca de parceiros e investidores para viabilização da atuação nas principais regiões do Brasil.

Dentre as marcas que estão de olho no Brasil e já estão negociando a entrada no país, ele destaca o conceito da Yolé, rede de sorvetes zero açúcar fundada em Singapura, na Ásia. “A marca nasceu pensando grande, querendo ser uma rede mundial. Em poucos anos, já é perceptível que este processo está cada vez mais rápido”, avalia Mauro.

De olho na saúde física e financeira

A crescente demanda por bebidas de baixa caloria e a vantagem de redução de custos associada ao uso de substitutos do açúcar talvez sejam consideradas as principais razões para o crescimento do mercado de alimentos e bebidas sem açúcar. Agregado o clima tropical brasileiro e a forte cultura de consumo de sorvetes fazem do Brasil a principal meta de expansão da Yolé.

A marca, fundada em 2019, se posiciona como responsável por uma revolução do mercado dos gelados. Depois de muitas pesquisas e desenvolvimento, a empresa conseguiu unir o sabor do sorvete tradicional com a inovação de criar uma receita que é totalmente zero açúcar. E parece ter caído no gosto de muita gente, já que, atualmente, a rede tem unidades abertas ou em fase de inauguração em mais de 15 países da Ásia, Europa, África e Américas.

Ainda segundo dados da própria empresa, no ano passado, outros países entraram em processo de implantação, casos de Canadá, Costa Rica, Chile, Peru, Guatemala, Gana, Egito, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, cujos contratos assinados preveem no mínimo 400 lojas nos próximos cinco anos.

Já aqui no Brasil, a rede busca um Franqueado Master Nacional ou Regional, com taxa de franquia a ser negociada em função do território. “A Yolé busca um Master Franqueado aqui no Brasil para a expansão dos negócios que, em comparação com outras marcas, tem um grande diferencial, que é o sorvete sem açúcar. Isso mostra o porque está crescendo tão rapidamente”, avalia Mauro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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