Ponto turístico de Pomerode recebe 200 mil visitantes em dois anos

Ponto turístico de Pomerode recebe 200 mil visitantes em dois anos

Indústria de chocolates abre as portas para o turismo

O tour de fábrica da Nugali Chocolates, em Pomerode, registrou nesta terça-feira (11) o visitante número 200 mil. A marca foi atingida em pouco mais de dois anos de operação. O ponto turístico fica na Rota do Enxaimel, vila que é parada obrigatória para quem passeia pelo Vale Europeu Catarinense.

Fundada em 2004, a Nugali abriu as portas da indústria para o turismo em 2021. O tour funciona todos os dias, das 9h às 18h. É autoguiado, sem a necessidade de agendar horário.

Logo na entrada, um vídeo apresenta a Nugali, marca de chocolates mais premiada do Brasil, e o chocolate de verdade (bean to bar), aquele em que o fabricante controla a produção desde o plantio do cacau até a embalagem. A Nugali é pioneira no Brasil nesse tipo de produto de alta qualidade.

O passo seguinte é uma estufa com cacaueiros e pés de baunilha, que são polinizados por abelhas brasileiras (inofensivas) criadas no local. No mesmo ambiente, há uma explicação didática sobre o estilo construtivo enxaimel — que foi adotado na estufa.

De volta ao prédio principal, a visitação oferece experiências sensoriais em um patamar de onde é possível ver a fábrica de chocolates em pleno funcionamento. Enquanto cheira os diferentes ingredientes naturais do chocolate, o turista compreende o passo a passo da transformação de amêndoas de cacau no melhor chocolate nacional.

Por último, claro, a degustação. Pequenas bicas despejam pasta de chocolate sobre colheres que servem de recordação da Nugali. É possível comparar (à vontade) os produtos com mais e menos cacau e surpreender-se com o sabor da massa de cacau pura, antes de ser misturada aos demais ingredientes.

O tour termina na loja de fábrica, onde estão todos os produtos da marca — e um café.

Tour Nugali

Quando: todos os dias, das 9h às 18h

Onde: Rua Testo Alto, 4.848 (Rota do Enxaimel) – Pomerode

Conheça a Nugali Chocolates

Fundada em 2004 por Maitê Lang e Ivan Blumenschein, casal de engenheiros que trocou carreiras na Embraer pela própria fábrica de chocolates, a Nugali conquistou lugar no mercado premium, antes restrito aos importados. No Brasil, é pioneira em chocolates bean to bar e no desenvolvimento de um tablete 70% cacau.

A empresa conquistou o Selo Lixo Zero depois de estrear no mercado nacional uma embalagem 100% biodegradável. Até as cascas das amêndoas de cacau são aproveitadas num produto para jardinagem desenvolvido pela fábrica. Iniciativas como essas renderam à Nugali o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Saiba mais em www.nugali.com.br

Rota do Enxaimel

Eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo, a Rota do Enxaimel conta com cerca de 50 casas históricas da época da imigração preservadas em um bairro onde turismo, conservação ambiental e agricultura familiar complementam-se.

Além da fábrica da Nugali Chocolates, o roteiro concentra restaurantes, pousadas, passeios ecológicos, lojas e artesanato. Tudo em uma extensão de apenas 16 quilômetros, numa paisagem tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Saiba mais sobre a Rota do Enxaimel em www.rotadoenxaimel.com.br

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *