Sebrae Conecta indica soluções para MEI’s e pequenas empresas superarem as dificuldades empresariais

Sebrae Conecta indica soluções para MEI’s e pequenas empresas superarem as dificuldades empresariais

Organização fez uma curadoria de parceiros oficiais que trazem soluções sob medida para que micro e pequenos empreendedores

Aumentar ou manter as vendas, reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade, promover treinamentos, manter em dia suas obrigações fiscais. Acredite, sua empresa pode até ser pequena, mas os desafios que você enfrenta para mantê-la não são e estão longe de serem poucos. O que muita gente talvez não saiba é que um parceiro antigo das micro e pequenas empresas, o Sebrae, possui um programa que liga outros parceiros aos MEI’s, para ajudar com esses desafios do dia a dia.

O Sebrae Conecta, um programa nacional que disponibiliza soluções sob medida para que as empresas se digitalizem e avancem na direção de melhores resultados. Essas soluções são oferecidas pelo próprio Sebrae ou por empresas parceiras que são criteriosamente selecionadas por meio de editais públicos. Um exemplo é a startup de permutas multilaterais XporY.com que, inclusive, integra landing page do Sebrae Conecta, juntamente com outras dez empresas parceiras.

Em 2020, a plataforma digital de trocas firmou seu primeiro acordo com o Sebrae São Paulo, para estimular junto às micros, pequenas e médias empresas daquele estado a adoção das operações de permutas multilaterais de serviços e produtos. De lá para cá, essa parceria só aumentou, e hoje, além de ser parceira de “Sebraes” de vários outros estados, a X por Y é uma solução oferecida pelo Sebrae Nacional.

De acordo com a analista de serviços digitais do Sebrae Nacional, Alinne Rech, foi adotado um processo de escolha por meio de editais, que podem ser acessados no site do programa. “Desta forma, as empresas parceiras são criteriosamente escolhidas, cada edital tem critérios específicos As empresas com as quais já firmamos parcerias, como a X por Y, podem ser acessadas pelo landing page do programa”, explica, ao dizer que o projeto nasceu em São Paulo e agora está em pleno processo de nacionalização.

Para Rafael Barbosa, sócio-fundador da startup, o programa Sebrae Conecta demonstra que a colaboração estratégica pode ser a chave para superar os desafios e uma construção para o futuro. “A economia colaborativa é a essência da nossa startup, portanto, fazer parte deste programa do Sebrae, que apresenta todos esses parceiros que trazem soluções simples, baratas e até mesmo gratuitas para os MEI’s, nos orgulha muito”, afirma Rafael. Confira a curadoria de empresas feitas pelo Sebrae Conecta: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/conecta

X por Y

Parceira do Sebrae em todo território nacional, a X por Y reúne ofertas de empreendedores de todo País. Elas podem ser acessadas pelo site ou aplicativo (disponível para Android ou IOS).

Estruturada em permutas multilaterais, e com inscrição gratuita, qualquer profissional ou empresa pode ofertar produtos ou serviços na X por Y, que são comercializados em moeda própria.

Com o crédito recebido, o vendedor faz compras de artigos de sua preferência na XporY.com, sem gasto de dinheiro. A única despesa em Reais é o valor de 10% da compra,  a título de taxa administrativa da pelo uso da plataforma.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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