Rede supermercadista Jacomar inova e taxa de retenção dos colaboradores aumenta em 50%

Rede supermercadista Jacomar inova e taxa de retenção dos colaboradores aumenta em 50%

Projeto Acolhimento foi desenvolvido pelo time de RH como uma forma de perpetuar os valores do grupo

É histórico. Por muitos anos, o varejo não foi considerado uma atividade-fim quando se falava em carreira. Isso quer dizer que muitas pessoas viam no segmento uma forma de começar a trajetória profissional, mas poucos projetavam a vida dentro de um mercado, por exemplo. E foi preocupada com isso que uma rede de supermercados em Curitiba e Região Metropolitana inovou e criou um projeto na área de gestão de pessoas, com o objetivo de mudar esse quadro. O Projeto Acolhimento, desenvolvido pelo Jacomar, foi implantado em 2021 e levantamentos feitos pela rede mostram que desde a implantação, a taxa de retenção de colaboradores aumentou em 50%.

“O objetivo é o de realmente acolher as pessoas e não contratá-las e depois deixá-las em lojas grandes, cheias de departamentos muitas vezes, sem treinamento ou conhecimento. Um novo emprego é sempre um desafio, para qualquer pessoa, em qualquer nível operacional e esse contato com a rotina, o dia a dia da empresa faz toda a diferença. O projeto busca cuidar das pessoas, tratar a todos com respeito e ser uma família verdadeira. As pessoas entram mais tranquilas e recebem um cuidado maior nesses primeiros dias de trabalho na nova empresa, que são desafiadores para qualquer um”, conta o diretor presidente da rede Jacomar, Harri Pankratz.

Na semana de integração, colaboradores de todos os cargos passam por treinamentos teóricos, práticos e comportamentais, aprendem sobre processos, atendimento, comunicação, e muitos outros pontos essenciais para a formação de um colaborador alinhado com os valores da empresa. O projeto foi desenvolvido pelo time de RH como uma forma de perpetuar um dos valores do grupo, que é o bem-estar do colaborador.

Lugar de fazer carreira

“A empresa é conhecida por ter um ambiente acolhedor, inclusive para os clientes. Então a ideia foi desenvolver um programa que mostrasse aos novos colaboradores que aqui é um lugar sim de conseguir promoções, aprender, e de fazer carreira”, conta Michel Schumacher, que durante quatro anos atuou na área operacional e hoje faz parte da equipe de RH da empresa e atua com Treinamento e Desenvolvimento de pessoas no próprio Jacomar.

Baseado em um estudo realizado pela Society for Human Resource Management (SHRM), que aborda a importância de um processo de Onboarding para melhorar as taxas de retenção de talentos nas organizações, o programa Acolhimento foi desenvolvido e, de julho de 2021 até agora, 1.877 colaboradores passaram pelo projeto. Desse total, 12% são pessoas com idade igual ou superior a 50 anos e cerca de 6% de estrangeiros. “Para cada treinamento é criada uma turma, que inclusive ganha um nome. Então além de acolher, forma-se uma grande rede de apoio entre os próprios colaboradores, o que desperta o espírito de companheirismo e posteriormente faz com que este colaborador receba um novo colega com mais empatia”, diz Schumacher, um dos instrutores que conduz o Programa Acolhimento.

Multiplicadores

Além de palestras técnicas, com profissionais especializados, o programa prevê etapas de apresentação de rotina com os próprios colaboradores. “O projeto valoriza os profissionais que já trabalham na empresa e dá a eles a possibilidade de ensinar sobre os processos e rotinas”, diz Pankratz.

Após a semana de acolhimento, os novos colaboradores vão cada um para uma das 17 lojas da rede. Chegando lá, são acolhidos pelas equipes das lojas e, assim, mais preparados para assumir as atividades que precisam executar no dia a dia do trabalho.  “Fiz parte da primeira turma do projeto e posso dizer que fez toda a diferença. Ainda mais para mim, que já tenho mais idade. Porque a gente acaba encontrando um ambiente bom pra trabalhar. A paciência foi fundamental para o meu desenvolvimento e um ano depois eu já estava treinando outras pessoas”, conta Adonias Gomes, repositor de uma das lojas e que possui 59 anos.

Além disso, a marca realiza outras ações na área de gestão de pessoas diferenciadas, como fechar aos domingos para garantir que os colaboradores tenham mais tempo com suas famílias.

Conheça a Rede Jacomar

O Jacomar é uma rede de supermercados que nasceu no Boqueirão, em Curitiba. Sua história começa em 1966 com a compra de um armazém de secos e molhados pelo seu Jacob e sua esposa, Dona Maria. Em 1976, inaugurou a primeira loja no bairro e de lá até hoje são 17 lojas, três autopostos e 1 centro de distribuição. Ainda em 2023, inaugurará, em Curitiba, a 18ª loja do Grupo. Hoje, a rede tem mais de 2.700 funcionários e lojas nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Piraquara, Fazenda Rio Grande e Pinhais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *