Tecnologia evita combate a fraudes e roubos de cargas nas estradas

Tecnologia evita combate a fraudes e roubos de cargas nas estradas
Denny Mews,CEO da CargOn.

O software de integração e automatização de processos operacionais de logística identifica rápido as anormalidades

Os prejuízos causados por roubos de cargas nas estradas brasileiras ultrapassam a marca de R$ 1,2 bilhão, de acordo com a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Para lidar com esse desafio, a inteligência artificial se revela uma poderosa aliada. Soluções tecnológicas que fazem uso dessa tecnologia conseguem reforçar a segurança, dissuadir a ação de criminosos e auxiliar na investigação dos incidentes.

No entanto, além da interceptação clássica de veículos nas rodovias, uma das táticas empregadas pelas quadrilhas é a tentativa de infiltrar seus membros nas equipes das empresas de transporte e logística. Ao atuarem diretamente nas atividades e no dia a dia das operações, esses indivíduos têm acesso a informações privilegiadas que facilitam suas abordagens, resultando na promoção de fraudes ou desvios de mercadorias. Outra estratégia dos criminosos é acompanhar sites com publicações de fretes e participar dessas contratações.

Contudo, esses ataques estão com os dias contados, graças aos sofisticados softwares de logística que estão fechando as portas para os mal-intencionados. Quem explica como, é o fundador e CEO da CargOn, Denny Mews. A logtech integra e automatiza processos operacionais logísticos, proporcionando uma visão on-line de dados, informações e desempenho de cada operação.

“Esse diagnóstico em tempo real atua como um incremento, um ‘plus’, inclusive para empresas que não possuem tecnologia, proporcionando mais segurança ao processo logístico tanto para o embarcador quanto para as transportadoras”, diz Mews.

O sistema da CargOn possibilita o monitoramento do transporte da carga por meio de um aplicativo de celular. A gestão do processo de carga e descarga calcula o tempo necessário para essas operações, reduzindo o tempo ocioso da frota. É nesse momento que a carga se torna mais vulnerável a desvios, fraudes e roubos. Além disso, toda a documentação relacionada ao processo de transporte e logística, incluindo os documentos dos condutores, também passa por checagem e monitoramento através dessa ferramenta.

“Ou seja, tudo o que acontece na operação é acompanhado e organizado em tempo real. O dashboard, painel de informações com métricas e indicadores, é constantemente atualizado. Então, a empresa responsável pela carga enxerga o processo de ponta a ponta, com condições de identificar alguma anormalidade, e assim tomar decisões que possam minimizar riscos”, observa Mews. Além disso, o uso de Inteligência Artificial para validar documentos e fotos dos condutores tem sido um aliado para mitigar riscos.

O executivo destaca que os benefícios dessas funcionalidades são percebidos, principalmente, pela indústria e varejo, apoiando na sequência, também, as transportadoras. “Os custos de transporte influenciam diretamente nos preços dos produtos, e ao reduzir desperdícios, diminuir despesas operacionais e evitar prejuízos decorrentes de roubos e fraudes, essas empresas conseguem aumentar sua competitividade no mercado”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *