Confira 6 ações para aumentar a produtividade do setor de RH na sua empresa

Confira 6 ações para aumentar a produtividade do setor de RH na sua empresa

Ferramentas de produtividade podem ajudar desde o recrutamento até o acompanhamento de colaboradores no dia a dia de trabalho

O setor de recursos humanos é a base para que empresas consigam construir uma equipe de colaboradores engajados, retê-los e avaliar o clima da organização – questão que está cada vez mais relevante pela preocupação com a saúde mental no ambiente de trabalho.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) apontou que 43% das pessoas sofrem com sobrecarga no ambiente de trabalho. Esse volume desencadeia o aumento da rotatividade – 32% dos entrevistados apontaram a mudança de emprego como principal alternativa para o problema. Por isso, ter uma gestão afiada e produtiva do RH da sua empresa não deve ficar em segundo plano.

“Hoje em dia, as equipes de RH não precisam mais depender de ferramentas ultrapassadas como e-mail e reuniões individuais para muitos aspectos do seu cotidiano. Quando falamos de grandes empresas, com extensos quadros de funcionários, torna-se indispensável que se encontre uma forma mais eficiente de lidar com as suas demandas”, afirma Leonardo Libardi, CEO da mub. A startup conta com uma solução corporativa de produtividade que foi uma das cinco selecionadas para a final do Conecta+RH, um programa de inovação aberta que busca revolucionar a gestão de recursos humanos em empresas baianas.

Segundo uma pesquisa da Infojobs, a descentralização de informações está entre os maiores desafios no setor. Em 54,4% das empresas entrevistadas, os dados são manuseados em planilhas, o que dificulta a rotina de análise. “A inovação tem o poder de transformar a gestão de pessoas e o setor de RH. Os sistemas all-in-one são as principais tendências para a transformação digital do segmento atualmente”, complementa Leonardo.

Diante disso, o especialista indica seis pilares essenciais de ferramentas de produtividade que podem ajudar na gestão de equipes de grandes empresas. Confira:

1. Automação de processos de recrutamento

Implemente fluxos de trabalho automatizados para o processo de recrutamento e seleção, desde a triagem de currículos até a programação de entrevistas. Isso pode agilizar o processo de contratação, permitindo que os recrutadores se concentrem mais na seleção dos candidatos mais qualificados;

2. Gestão simplificada de informações de funcionários

Centralizar e organizar todas as informações dos funcionários, como histórico de emprego, avaliações de desempenho e registros de treinamento facilita o acesso a dados importantes e melhora a eficiência na gestão de pessoal;

3. Implementação de treinamentos online

Crie cursos de treinamento personalizados e disponibilize-os aos funcionários. Isso permite que eles acessem materiais de treinamento de qualquer lugar e a qualquer momento, facilitando o processo de aprendizagem e desenvolvimento.

4. Padronização de processos de folha de pagamento

Este passo garante que todas as informações necessárias sejam coletadas de forma consistente e precisa. Isso pode ajudar a reduzir erros e atrasos no processamento de salários e benefícios dos funcionários.

5. Monitoramento de desempenho e feedback contínuo

Configure fluxos de trabalho para facilitar o monitoramento contínuo do desempenho dos funcionários e o fornecimento de feedback regular. Isso pode promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo, incentivando o desenvolvimento profissional e o engajamento dos colaboradores.

6. Consultas automáticas ao e-Social

Integre seu sistema com o e-Social para possibilitar consultas automáticas e atualizações regulares em relação a questões trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Isso garante que a empresa esteja sempre em conformidade com as regulamentações governamentais mais recentes, evitando possíveis multas e penalidades. Além disso, o acesso automatizado às informações do e-Social simplifica a gestão de dados e facilita o processo de relatórios, permitindo que o setor de Recursos Humanos dedique mais tempo a atividades estratégicas e de valor agregado.

Ainda segundo o levantamento da Infojobs, 48,1% das empresas já usam soluções tecnológicas para o dia a dia da gestão de pessoas. “É importante ressaltar que a tecnologia não substitui a empatia e o valor do trabalho humano. Pelo contrário. Ela é uma ferramenta valiosa para aumentar a assertividade e o esforço dos profissionais de RH das empresas e apoiá-los nas suas tarefas essenciais”, conclui Leonardo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *