EMS adquire por mais de R$ 50 milhões empresa de distribuição de medicamentos

EMS adquire por mais de R$ 50 milhões empresa de distribuição de medicamentos

Aquisição reforça estratégia de internacionalização da companhia

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, adquiriu a empresa sérvio-eslovena Lifemedic, que realiza a importação e distribuição de produtos naturais da farmacêutica italiana Pharmalife Research nos mercados da Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia do Norte e Montenegro. A compra é realizada via Galenika, segunda maior farmacêutica da Sérvia, adquirida em 2017 pela EMS, e faz parte da estratégia de internacionalização da companhia brasileira, ampliando sua presença e atuação na região dos Bálcãs e do Leste Europeu em geral.

O volume total de vendas da Lifemedic em 2022 foi de mais de R$ 28 milhões. A empresa apresenta crescimento constante de dois dígitos, além de parceria com cinco mil farmácias e redes de varejo nos quatro países em questão. “O portfólio adquirido é composto por 22 produtos, em sua maior parte, voltado à linha pediátrica e contempla medicamentos fitoterápicos, cosméticos, multivitamínicos e probióticos, sendo complementar ao pipeline da Galenika. Além dos PDVs, alcança também um quadro de 6 mil médicos visitados e passaremos a contar com mais uma equipe de propagandistas trabalhando em sinergia com a que já temos”, explica Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS. Entre os produtos distribuídos da Pharmalife Research, estão o spray oral “apis gola” e os suplementos “apetito”, “ferro c” e “imuno a24.

A expectativa é que, até o final deste ano, a transação esteja concluída e já se tenha início a etapa de transição já no primeiro trimestre de 2024. Segundo Marcus Sanchez, a compra da distribuidora Lifemedic faz parte da estratégia de internacionalização da EMS, ampliando a presença da companhia no continente europeu. “Esse é mais um passo importante de nosso processo de participação e crescimento fora do Brasil e posiciona cada vez mais a EMS como um grande player também no mercado global”, afirma o VP.

Investimentos na Sérvia

No início deste ano, a EMS anunciou o investimento de R$ 195,3 milhões na Galenika, na Sérvia, até 2025, para o lançamento de novos produtos para a Europa e ampliação da presença na região. A empresa tem aportado recursos também no aumento do seu espaço de armazenamento, em digitalização e modernização das operações em diferentes áreas de negócio.

Desde que foi adquirida pela EMS, a Galenika, que completou 78 anos em 2023, tem seguido uma trajetória de expansão de mercado e portfólio, atualmente com 250 produtos. Com market share de 6% na Sérvia e capacidade produtiva instalada atual de 100 milhões de unidades por ano, a Galenika registrou um crescimento de produção de 5% em 2022 em relação a 2021. Só no ano passado, foram registrados 78 produtos e lançados 79 na Sérvia e nos países da região.

A Galenika tem forte atuação na área de prescrição, com destaque para medicamentos para o sistema nervoso central, cardiológicos, anti-infecciosos, e também em OTC – linha de produtos isentos de prescrição médica. Atualmente, opera em 15 mercados internacionais na Europa, Oriente Médio e África, onde, em 2022, as exportações aumentaram 34,5%, em comparação ao ano anterior. A operação na Sérvia e nas suas subsidiárias conta com 750 colaboradores.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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