Mirian Gasparin ganha o 1º e 3º lugar no VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo

Mirian Gasparin ganha o 1º e 3º lugar no VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo

Prêmio foi conquistado na categoria Webjornalismo

A jornalista Mirian Gasparin, editora chefe do portal miriangasparin.com.br, conquistou o primeiro e o terceiro lugar na 7ª edição do Prêmio Fecomércio Sesc Senac PR de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. A premiação foi realizada na noite desta terça-feira (31), em cerimônia na Plenária da Fecomércio, em Curitiba.

A matéria Fome X Desperdício: uma equação que tem solução foi contemplada em primeiro lugar. A matéria apresenta o Programa Mesa Brasil Sesc, que vem combatendo a fome e diminuindo o desperdício de alimentos. No Sesc Paraná, o programa foi implantado em 2003. Nestes 20 anos, foram arrecadados e distribuídos mais de 36 milhões de quilos de alimentos, beneficiando anualmente mais de 160 mil pessoas. Atualmente, no Paraná, 400 empresas fazem doações para o Mesa Brasil.

https://miriangasparin.com.br/2023/08/fome-x-desperdic…-que-tem-solucao/

A matéria Fecomércio-PR chega aos 75 anos apoiando um setor que responde por 63% do PIB paranaense foi a terceira colocada. O texto aborda a trajetória do Sistema Fecomércio nos 75 anos em que está presente no Paraná.   Desde a sua fundação, a entidade se mantém atenta aos desafios e oportunidades para garantir o crescimento do comércio, serviços e turismo.

https://miriangasparin.com.br/2023/09/fecomercio-pr-chega-aos-75-anos-apoiando-um-setor-que-responde-por-63-do-pib-paranaense/

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana, agradeceu a participação de todos os jornalistas e falou sobre a atuação das três instituições, que trabalham pelo comércio de bens, serviços e turismo no Paraná.

“A gente depende muito da mídia espontânea para auxiliar na divulgação dos nossos projetos. Esse é um trabalho fundamental e com a ajuda de todos cada vez mais pessoas passam a conhecer e usufruir dos benefícios ofertados pelo Sistema”, enfatizou Piana.

O coordenador do Núcleo de Comunicação da Fecomércio, Cesar Luiz Gonçalves, que esteve à frente da organização do prêmio endossou o agradecimento aos jornalistas, com as inscrições de materiais de alta qualidade.

“É justo que a sociedade saiba os que fazemos. O Sistema Fecomércio tem orgulho desse relacionamento próximo com os veículos de comunicação de todo o estado. Em nome do núcleo de comunicação, agradeço a todos que participaram”, declarou Cesar.

Neste ano, o tema do VII Prêmio Fecomércio Sesc Senac PR de Jornalismo foi a “Sistema Fecomércio Sesc Senac PR – 75 anos transformando gerações”, para as modalidades de fotojornalismo, jornalismo impresso e webjornalismo, radiojornalismo e telejornalismo.

A análise foi realizada por cinco profissionais de comunicação, que avaliaram os trabalhos inscritos segundo os critérios de fidelidade ao tema, pertinência, conteúdo e estrutura de texto.

O Prêmio Fecomércio Sesc Senac de Jornalismo registrou em 2023 recorde de inscrições. Foram mais de 70 inscritos nas cinco categorias.

Com os dois prêmios recebidos da Fecomércio PR, a jornalista Mirian Gasparin chega a 20ª premiação na carreira de 49 anos. Dos 20 prêmios, seis foram obtidos através da publicação de matérias no portal miriangasparin.com.br, nos últimos nove anos.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *