Planejamento de metas empresariais: como preparar seu negócio para 2024

Planejamento de metas empresariais: como preparar seu negócio para 2024

Contar com um planejamento anual, com metas e objetivos claros, garante o sucesso dos negócios no longo prazo

O sucesso de qualquer empreendimento passa pela análise minuciosa do mercado e pelo planejamento detalhado e, à medida que o final do ano se aproxima, fica ainda mais próximo o momento de planejar as ações das empresas para 2024.

Para a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten, a hora de fazer o planejamento para o próximo ano é agora. “Até o final de novembro, o planejamento do próximo ano deve estar pronto. O primeiro passo é definir os objetivos primários que se alinhem à missão, visão e valores da empresa. Eles devem ser amplos e expressar o que a empresa quer no longo prazo. Com essas definições feitas, pode-se passar para a segunda etapa que é a de definição dos objetivos estratégicos, que devem ser mais específicos e detalhados”, explica.

Daniella conta que os objetivos estratégicos devem apoiar as metas e os objetivos primários, oferecendo um roteiro claro para o negócio. “Ao descrever esses objetivos, é importante que eles sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Essa organização ajuda a garantir a concretização dos objetivos, que passam a ser mais “palpáveis” e com etapas bem definidas, algo que ajuda a garantir o sucesso do planejamento”, reforça a coach.

Gestão financeira

A gestão financeira é um dos principais pilares do planejamento empresarial, sendo fundamental estabelecer um orçamento sólido para o próximo ano, considerando custos, despesas, receitas e lucros projetados. “Certifique-se de que o orçamento seja realista e leve em conta a evolução do mercado e as tendências econômicas. Além disso, analise as opções de financiamento, investimentos e possíveis parcerias para apoiar o crescimento sustentável da empresa. Também é importante provisionar gastos com inovação e para projetos pilotos, garantindo assim uma “gordura” para novas iniciativas”, afirma Daniella.

Gerenciamento operacional

O gerenciamento operacional é tudo aquilo que envolve a otimização dos processos internos da empresa e ele deve constar no planejamento para o próximo ano, já que esse é um ótimo momento para revisar os processos de negócios e identificar áreas de melhoria. “Faça uma análise da eficiência operacional da empresa, pensando em como ela pode ser aumentada, com custos reduzidos e qualidade aprimorada. Além disso, avalie a necessidade de atualizar os sistemas de gerenciamento e o aparato tecnológico, garantindo que a empresa possa acompanhar as demandas do mercado, melhorar a produtividade e manter a competitividade”, explica a coach.

Metas, planos de ação e mensuração

Após definir os objetivos gerais e específicos, otimizar a gestão financeira e operacional, é hora de estabelecer metas específicas para 2024. Nesse processo, Daniella conta que cada objetivo estratégico deve ser acompanhado de metas que indiquem claramente o que a empresa deseja realizar e em que prazo. “Metas são marcos alcançáveis de um projeto, são tarefas determinadas para que se alcancem os objetivos. Elas tendem a se modificar ao longo do ano e de acordo com o sucesso em atingi-las e não devem ser engessadas e sim serem capazes de acompanhar os possíveis “ajustes de rota” que podem acontecer ao longo do desenvolvimento de um empreendimento”, explica.

Com metas e objetivos organizados, é importante criar um plano de ação para atingi-los, identificando as atividades, recursos e responsabilidades necessárias. “Estabeleça indicadores de desempenho-chave (KPIs) para medir o progresso em direção às metas. Lembre-se de que a escolha dos KPIs certos é uma parte essencial do planejamento empresarial, pois eles servirão como bússola, ajudando a direcionar a empresa em direção às metas estabelecidas. Nesse processo, a mensuração é fundamental. Ela pode ser feita por meio de um sistema de acompanhamento e análise para avaliar regularmente o desempenho das metas e dos KPIs, permitindo que se faça ajustes conforme a necessidade, garantindo o sucesso do seu planejamento”, reforça a coach.

Missão, propósito e valores

O planejamento anual é também um ótimo momento para reavaliar a missão, o propósito e os valores que norteiam a empresa, algo que também pode ser ajustado conforme o crescimento do negócio. “É importante avaliar se a missão da sua empresa está alinhada com seus objetivos e estratégias. Se necessário, ajuste-a para refletir as mudanças no mercado ou a direção que a sua empresa está seguindo. Propósitos e valores também devem ser olhados de perto. Além disso, é importante sempre reforçar esses pontos aos colaboradores e ao mercado, com ações de endomarketing e divulgação, questões que também devem constar no planejamento anual”, finaliza a especialista.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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