Consórcio liderado pela TecBan realiza primeiras transações com solução de privacidade no DREX
Transferências feitas pelo grupo que reúne 11 empresas foram realizadas com sucesso
A TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital e geram eficiência para o ecossistema financeiro, lidera o consórcio formado com outras 10 instituições (Banco da Amazonia, Pinbank Brasil, Dinamo, Banco Arbi, Ntokens, ClearSale, Foxbit Servicos, CPQD, AWS e Parfin),realizou, nesta quinta-feira, 14, as primeiras transações simuladas utilizando o Zether, uma das soluções de privacidade escolhida pelo regulador para testes.
Luiz Fernando Lopes, gerente de plataformas digitais da TecBan, afirmou que os testes são responsáveis por proporcionar aprendizado para as instituições participantes para aprimorar a segurança, a experiência e a integração entre as tecnologias e plataformas. “O início desta fase é uma grande conquista para todo o ecossistema envolvido no desenvolvimento do Drex. Termos alcançado esse resultado dentro do calendário previsto pelo Banco Central nos gera ótimas expectativas e é um indicativo de que estamos no caminho certo. A privacidade é uma das preocupações centrais do piloto e nós acabamos de testemunhar a sua concretização”, celebrou Luiz Fernando.
Essa etapa consiste em uma nova fase do piloto que sucede a criação e transferência dos ativos e fluxos de liquidação com os dados das transações abertos. A partir deste novo momento essas informações são anonimizadas, fazendo com que dados sensíveis de uma transação feita entre o Banco A e o Banco B são visíveis apenas por estas instituições, sem que os demais tenham acesso. Esse ponto da privacidade permite a continuação do DREX, uma vez que não pode ser levado para ambiente produtivo sem a funcionalidade de uma solução de dados anonimizados.
Ainda segundo Luiz Fernando Lopes, outro ponto importante é comparar o tempo de cada transação feita com e sem a solução de privacidade, capacidade de processamento entre outros, garantindo que o ambiente se mantenha escalável mesmo com a solução de privacidade, portanto ainda há muito o que ser feito, visto que ainda serão validadas outras duas soluções de privacidade além do Zether.