Marcas próprias do varejo crescem 59% e estão presentes em pelo menos 34% das casas brasileiras

Marcas próprias do varejo crescem 59% e estão presentes em pelo menos 34% das casas brasileiras

Empresa líder do setor de amenities estima que, em cinco anos, 50% da receita será da produção de itens de beleza para redes varejistas

O consumo de marcas próprias de redes varejistas vem crescendo intensamente entre os brasileiros. A procura por itens de qualidade, a preço mais acessível e com grande diversidade na gôndola estimula este movimento, que, por sua vez, vem atraindo maiores investimentos das companhias.

Dados da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro) indicam que as cinco principais redes farmacêuticas do país viram seu faturamento com as marcas próprias (os chamados private labels) crescer 59% nos 12 meses encerrados em julho deste ano. O índice está acima da média do setor, de 36%. Outra pesquisa, da Nielsen, mostra que os produtos de marca própria já estão presentes em 34% das casas brasileiras.

“Quebrou-se um paradigma no mercado brasileiro – que já não existia em países da Europa  e nos EUA –, de que esses produtos são de baixa qualidade. Os consumidores têm hoje uma percepção distinta e as grandes redes têm apostado na ampliação de seus portfólios”, afirma Luís Fernando Gomes, diretor comercial da Harus. “Tudo isso faz com que haja um grande potencial de expansão deste segmento.”

Ainda segundo a Abmapro, com a marca própria, o cliente consegue comprar até 120% mais, pagando 30% menos, enquanto as marcas cortam custos sem perder qualidade.

De olho nessa movimentação, a Harus, que é hoje líder no mercado nacional de amenities (artigos de higiene pessoal específicos, como mini sabonetes, shampoo em pequenos frascos e acessórios, disponibilizados nos banheiros dos estabelecimentos hoteleiros), vem ampliando o espaço em seu parque fabril para a produção de marcas próprias do varejo brasileiro. Hoje, a fábrica da Harus produz, por exemplo, os rótulos de uma renomada rede de atacarejo e outra de drogarias, além de ser responsável pela terceirização da produção de produtos L’Occitane e Boticário para o setor hoteleiro.

“Nos últimos anos, investimos na modernização do nosso parque fabril, que tem hoje quase 20 mil metros quadrados e nos permite oferecer a maior capacidade produtiva do segmento.  Atualmente, contamos com as principais tecnologias do mercado, além de expertise de quase 30 anos na produção de cosméticos”, afirma Luiz Roberto Magrin Filho, diretor-geral da Harus.

Para ampliar ainda mais a oferta a parceiros do varejo, a Harus investiu ainda na fabricação de perfumes, complementando seu portfólio. “Temos a estrutura, a tecnologia e o know-how para atender à demanda crescente por produtos de marca própria”, afirma Gomes.

Ainda de acordo com Gomes, a estimativa é que, em cinco anos, 50% da receita da empresa seja oriunda da produção de itens de beleza para supermercados e farmácias.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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