Relatório da Visa recomenda que o consumidor fique alerta ao fazer suas compras de fim de ano

Relatório da Visa recomenda que o consumidor fique alerta ao fazer suas compras de fim de ano

Atores de ameaças usarão táticas avançadas para explorar as informações dos consumidores durante a temporada de festas

A Visa Inc., líder mundial em pagamentos digitais, revelou nesta terça-feira (12) o Holiday Edition Threats Report, edição de festas de seu relatório de ameaças, onde prevê o aumento da ação de fraudadores durante a temporada de festas nas transações com e sem a presença de cartões (CP e CNP, respectivamente). O novo relatório identifica táticas de fraude que deverão ser exploradas entre novembro de 2023 e janeiro de 2024 devido ao rápido aumento no movimento em estabelecimentos virtuais e físicos nos setores de varejo e hospitalidade. A Visa apresentou  uma lista dos 10 principais hábitos que os consumidores podem adotar para comprar em segurança.

Dados históricos e transacionais mostram que os atores de ameaças costumam ficar à espreita dos consumidores no período das festas de fim de ano. De fato, os dados da Visa mostram que, nas categorias de estabelecimentos comerciais mais visados pelos fraudadores, os índices de fraude nas festas de 2022 aumentaram 11% em relação aos demais períodos, subindo 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Holiday Edition Threats Report alerta que os atores de ameaças tentarão se aproveitar do maior interesse e urgência dos consumidores em encontrar boas ofertas e presentes exclusivos. A seguir, alguns destaques do relatório:

  • Skimming digital: com o aumento nas compras online, aumentam as oportunidades para os golpistas comprometerem dados de contas de estabelecimentos virtuais para ganhar dinheiro com isso.
  • Phishing e engenharia social: o avanço da inteligência artificial (IA) no último ano possibilita que os atores de ameaças criem campanhas de phishing altamente personalizadas, o que faz com que seja mais difícil para o consumidor distinguir o verdadeiro do falso. Os fraudadores podem ainda criar sites de phishingmalvertising (propagandas maliciosas) e outras táticas ilegais de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) em sites de varejistas e empresas de serviços para atrair vítimas.
  • Skimming em caixas eletrônicos e POS: com o aumento do movimento nos estabelecimentos comerciais físicos e caixas eletrônicos, os atores de ameaça vão direcionar seus ataques de skimming a caixas eletrônicos e terminais POS.
  • Fraudes envolvendo códigos de uso único (OTP, na sigla em inglês): a Visa identificou muitos esquemas que buscam burlar a segurança de códigos de uso único (OTP, na sigla em inglês) para ganhar acesso às contas dos portadores de cartão. Neles, as vítimas recebem uma tela de OTP que parece estar relacionada à compra desejada.

Furto físico: os atores de ameaças podem tentar roubar fisicamente os cartões e/ou celulares de consumidores distraídos em lojas, shoppings e estacionamentos lotados.

“Os criminosos se preparam durante o ano todo para a temporada de compras no fim de ano, aproveitando-se do maior movimento e de consumidores que baixam a guarda enquanto buscam o presente perfeito”, diz Paul Fabara, diretor de Risco da Visa. “Na Visa, temos um compromisso com a segurança e a confiabilidade e com a promessa de monitorar ameaças 24/7, mesmo na época de maior movimento do ano. Os consumidores podem ficar tranquilos nestas festas sabendo que a equipe de especialistas da Visa está trabalhando dia e noite para barrar as fraudes.”

10 hábitos para ajudar o consumidor a comprar com segurança

Os “10 hábitos para comprar com segurança” sugeridos pela Visa podem ensinar boas práticas de segurança aos consumidores que planejam comprar nesta temporada de festas. Entre as dicas da Visa, destacam-se:

  • Comprar de varejistas conhecidos: compre de varejistas conhecidos e confiáveis. Se for comprar de uma loja que desconhece, não deixe de conferir sua reputação e autenticidade antes.
  • Proteja suas informações pessoais: veja se o site usa tecnologia segura. Na hora de pagar, o endereço do site deve começar com ‘https://’. Esse ‘s’ significa seguro e indica que seus dados estão sendo criptografados e transmitidos por meio de uma conexão segura.
  • Evite fazer compras em redes Wi-Fi públicas: as redes públicas não costumam ser seguras, o que permite que os hackers roubem suas informações com mais facilidade. Use sempre uma conexão de internet privada e segura ao fazer compras.
  • Desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade: cuidado com ofertas em sites e e-mails não solicitados que parecem boas demais para ser reais – especialmente se oferecem produtos difíceis de encontrar a preços muito baixos. É preciso desconfiar dessas ofertas, pois geralmente são falsas.

Na Visa, segurança e confiabilidade são prioridade o ano todo. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de US$ 10 bilhões em tecnologia, inclusive para reduzir fraudes e aumentar a segurança da rede. Mais de mil especialistas se dedicam a proteger a rede da Visa contra malware, ataques de dia zero e ameaças internas 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Aliás, nos primeiros seis meses de 2023, a Visa ajudou a bloquear proativamente mais de US$ 30 bilhões em pagamentos fraudulentos sem muitas pessoas sequer soubessem que corriam o risco de realizar uma transação potencialmente fraudulenta. Incentivamos o consumidor a ficar alerta nesta temporada de festas e a conferir onde está comprando e com quem está compartilhando suas informações para mantê-las seguras.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *