Startup que garante pagamento de aluguel e zera custos para o corretor recebe aporte de R$ 1,5 milhão

Startup que garante pagamento de aluguel e zera  custos para o corretor recebe aporte de R$ 1,5 milhão
Osni Passos e Wanessa Rengel, co-founders da Mell.ro.

Recursos financeiros permitirão aumentar time comercial e expandir usuários

Nascida em plena pandemia, e já com presença em todo o país, a startup paranaense Mell.ro prepara-se para crescer 20% ao mês a partir de novembro, quando também deve atingir seu breakeven. A fintech desenvolveu uma plataforma de serviços para o mercado do aluguel residencial e se posiciona como uma garantidora de pagamentos em dia. A expansão será financiada por uma rodada de investimentos de R$ 1,5 milhão fechada com a participação da Quintal Ventures, da Levain Ventures e de um grupo de ex-gestores da startup de busca de imóveis QuintoAndar.

Os recursos financeiros vão permitir aumentar em sete vezes o time comercial, ampliar a rede de corretores, hoje com 250 profissionais, e expandir o número de usuários, hoje em cerca de 9 mil em todo o país. Com predominância das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, a Mell.ro já consolidou atuação nacional. A empresa também está desenvolvendo novos produtos financeiros, como antecipação de aluguel para os proprietários e de comissão para corretores.

Já o investimento em media for equity vai garantir ampla exposição, além de ganho de credibilidade da marca e do modelo de negócios da fintech em todos os veículos de comunicação do Grupo Ric, a quem pertence a Quintal Ventures. Comandado pelo empresário Leonardo Petrelli, o Grupo Ric produz 1650 horas mensais de programação própria, e é o maior afiliado das redes Record e Jovem Pan no Brasil, com quatro emissoras RICtv Record TV e sete emissoras Jovem Pan FM e Jovem Pan News, que cobrem todo o Paraná. Também possui duas plataformas online de notícias, a revista impressa de estilo de vida TOPVIEW, e canais em todas as redes sociais.

O time de mídia do Grupo Ric estudou o mercado e concebeu uma estratégia sob medida para a Mell.ro, para atender os objetivos da marca. “O media equity é mais do entregar mídia. É organizar um plano desenhado para o momento da startup, a fim de dar autoridade para a marca. Além de contar o que a empresa faz por meio de conteúdos e de mídia em rádio e TV, teremos campanhas digitais com influencers que integram nosso elenco de apresentadores”, adianta Laila Sol, head de growth marketing do Grupo.

Concorrência

Fundador e CEO da empresa, Osni Passos diz que o contrato de media for equity terá duração de 12 meses, período importante para a empresa consolidar a marca no mercado, escalando os negócios. “Nosso modelo tem concorrência indireta, mas não direta: ninguém entrega o conjunto de soluções que reunimos, tanto para o corretor quanto para o locatário e o locador. A plataforma automatiza todo o  processo de locação, desde anúncios até questões formais, jurídicas, de vistorias e pagamentos, o que zera o custo fixo para corretores, que ficam com 100% da comissão. O proprietário tem garantia de pagamento do aluguel em dia em planos de 7% a 10%, que podem incluir proteção contra danos. E temos um índice de aprovação do inquilino três vezes maior do que o mercado”, defende Passos.

Georges Kalache Netto, que liderou as negociações pela Quintal Ventures e Levain Ventures, observa que o mercado de locação imobiliária está passando por transformações tecnológicas importantes. “A Mell.ro está preparada para empoderar corretores de imóveis e proprietários com soluções tecnológicas de ponta, transformando a forma como eles operam. Acreditamos no poder da inovação para impulsionar mudanças significativas, e a Mell.ro demonstrou uma capacidade excepcional de aproveitar a tecnologia para melhorar a eficiência nesse mercado, o que certamente será potencializado com as ações de mídia que vamos promover nos veículos do Grupo Ric.”

A proposta de oferecer uma interface financeira entre inquilino, corretor e proprietário visa principalmente os contratos de menor porte. O CEO da Mell.ro lembra que o mercado de aluguel residencial brasileiro movimenta cerca de R$ 240 bilhões anualmente, segundo dados do IBGE e da Fipe. Deste volume, cerca de 80% ocorrem na informalidade e sem organização, na estimativa do Creci/Secovi. “Esse é o nosso principal alvo. Trabalhamos com um ticket médio de R$ 2 mil e temos um oceano azul a ser explorado, o que só é possível com soluções tecnológicas e automatizadas”, diz Osni Passos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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