TIM completa 25 anos no Brasil atendendo 100% dos municípios brasileiros

TIM completa 25 anos no Brasil atendendo 100% dos municípios brasileiros
Alberto Mario Griselli.                                                                                                                                                                    

No Paraná operadora é líder e faz parcerias no agronegócio

A TIM está completando, este ano, 25 anos no Brasil. O resultado dessas duas décadas e meia no País é marcado pela cobertura da tecnologia 4G em todos os municípios brasileiros e um avanço significativo no 5G. Falando à imprensa nacional, na última quinta-feira à noite (07), o CEO da companhia, Alberto Mario Griselli, destacou que a TIM é a única operadora do País que chegou a 100% dos municípios brasileiros, o que considera um marco muito importante.

Eu conversei com o vice-presidente de Tecnologia da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, no Rio de Janeiro, e ele me disse que a empresa tem uma responsabilidade muito grande com o Paraná, e em tudo o que faz, o estado é o primeiro a ser contemplado. Aliás, Curitiba foi a primeira cidade brasileira onde a TIM cobriu 100% dos bairros com a tecnologia 5G.

Segundo o executivo, Curitiba foi a capital onde ocorreu a migração mais rápida do Brasil do 4G para o 5G. E isso é muito importante, pois à medida que os clientes migram para o 5G melhora a sobrecarga da tecnologia 4G. E depois de realizar todo esse trabalho na capital paranaense, a TIM está implantando a mesma lógica no interior do Estado.

Leonardo Capdeville.

Atualmente, a TIM é líder de mercado no Paraná, com um market share de mais de 51%. O vice-presidente da operadora me contou que não para de investir em parcerias, em especial, na área do agronegócio, visando aumentar a conectividade das fazendas e contribuir para o aumento da competitividade do setor.

De acordo com Leonardo Capdeville, o agronegócio é um dos setores mais dinâmicos da economia e a TIM é a empresa líder na cobertura 4G no campo. Eu perguntei ao executivo de que forma estão sendo realizadas essas parcerias e ele me explicou que nas grandes propriedades, os produtores participam dos investimentos nas torres. Só para se ter uma ideia, para viabilizar uma torre que contempla um raio de cinco a dez quilômetros, são necessários recursos da ordem de R$ 500 mil a R$ 1 milhão.

Já no caso dos pequenos produtores rurais, essa parceria pode ser feita através da contratação de serviços ou por meio de bancos ou cooperativas que viabilizem a construção de torres.

Ainda como empresa líder na cobertura 4G no campo, a TIM oferece outras soluções inovadoras. Uma delas é o projeto conhecido como “Site Nômade”, criado para fornecer conectividade 4G onde não há infraestrutura de antenas. O equipamento funciona em um semirreboque que pode ser levado para qualquer lugar. Versátil, o “Site Nômade” também é capaz de se adaptar a diferentes condições de terreno e estrutura.

Em relação ao 5G, o Paraná já conta com 18 cidades que dispõem dessa tecnologia.

Crédito das fotos Mauricio Bazilio.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *