Brasileiro começa 2024 otimista, mas preocupado com a inflação

Brasileiro começa 2024 otimista, mas preocupado com a inflação

O brasileiro começa o ano de 2024 otimista com relação ao país, mas preocupado com a inflação e a alta dos preços. A primeira edição da pesquisa Radar Febraban de 2024 mostra que quase 7 em cada 10 entrevistados (67%) avaliam que os preços dos produtos aumentaram ou aumentaram muito, 13 pontos percentuais a mais que em dezembro de 2023 (54%). O número dos que observam diminuição dos preços recuou de 24% em dezembro para 11% em fevereiro, enquanto a parcela que enxerga estabilidade quase não sofreu alteração, oscilando de 20% para 21% no mesmo período.

Os dados refletem a pressão da alta dos alimentos sobre o IPCA, que mesmo com a desaceleração da inflação ficou acima da mediana das projeções do mercado financeiro em janeiro, segundo o IBGE. Soma-se a isso o impacto das contas de começo de ano, como material escolar, IPTU e IPVA, sobre o orçamento doméstico, além de eventuais resquícios dos gastos de final de ano.

A pesquisa também mostra que mais da metade dos brasileiros (57%) acredita que o Brasil vai melhorar em 2024 – um recuo de dois pontos em relação a dezembro (59%). Entretanto, com relação à vida pessoal, para 75% dos brasileiros, a sua vida estará melhor num horizonte de 12 meses – maior percentual da série histórica e oscilação de um ponto percentual em relação a dezembro (74%).

Realizada entre os dias 14 e 20 de fevereiro, com 2 mil pessoas nas 5 regiões do País, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), esta edição do Radar Febraban mapeia a percepção e expectativa da sociedade sobre a vida, aspectos da economia, gestão do governo e prioridades para o país e mensura como a população percebe o endividamento, o uso do Pix, o Programa Desenrola, o Celular Seguro e os Golpes e Tentativas de Golpes bancários. A pesquisa também apura as opiniões de cada uma das cinco regiões brasileiras.

Para 48% dos entrevistados, o Brasil está melhor na comparação com o ano anterior, número que vem se mantendo desde setembro de 2023, com discreta variação positiva em dezembro (49%). O otimismo em relação ao país é acompanhado da aprovação ao governo Lula, que oscilou de 51% em dezembro de 2023 para 50% agora, ao passo que a desaprovação se manteve estável, com 42%.

Muito embora a expectativa da população sobre o país em 2024 seja um pouco menos favorável do que era ao final de 2023, o otimismo ainda dá o tom, com mais da metade dos brasileiros (57%) acreditando que o Brasil vai melhorar e já está melhor na comparação com o ano anterior (48%), e também com a perspectiva de diminuição do endividamento pessoal (43%).

“Passado o período de festas de fim de ano quando, via de regra, o humor e as expectativas da opinião pública melhoram, os resultados desta edição de fevereiro refletem, em certa medida, as preocupações dos brasileiros com a inflação, sob impacto das contas de começo de ano, como material escolar, IPTU e IPVA, no orçamento doméstico”, aponta o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE.

INFLAÇÃO

“Alimentos e outros produtos domésticos”, que haviam recuado em dezembro de 2023 (66%), voltaram a crescer em fevereiro de 2024 (72%) como os itens que, na opinião dos brasileiros, mais pesaram na alta dos preços.

As menções a “combustíveis” e “serviços de saúde e remédios” como os mais afetados pela inflação mostraram-se estáveis entre dezembro e fevereiro (30%), enquanto “pagamento da escola, faculdade ou outros serviços de educação” aumentou – de 7% para 10% no período –, um possível efeito das despesas relacionadas a matrículas e material escolar no mês de janeiro.

Sofreram oscilações para baixo os itens “planos de compra de veículos e imóveis” (de 6% para 5%) e “planos de viagem” (de 4% para 3%). Os demais mantiveram-se estáveis.

PROJEÇÕES

As projeções da população sobre os indicadores acompanhados pelo RADAR FEBRABAN evidenciam receio em relação à economia nos próximos seis meses, sobretudo no que se refere ao custo de vida, poder de compra e acesso ao crédito.

• Impostos: 57% acreditam que haverá aumento, 2 pontos percentuais a mais que em dezembro (55%).

• Taxa de juros: 48% acreditam que vai aumentar, 2 pontos percentuais a mais que em dezembro (46%).

• Inflação e custo de vida: 55% apostam em aumento, 9 pontos percentuais a mais que em dezembro (46%).

• Acesso ao crédito: caiu de 43% para 39% a parcela que acha que o acesso ao crédito vai aumentar, e de 29% para 34% o contingente que acha que ficará igual. Outros 21% acham que vai diminuir, 2 pontos percentuais a menos que em dezembro (23%).

 Poder de compra: recuo de 39% para 35% no contingente que acredita que haverá aumento; e incremento de 34% para 38% dos que apostam em queda.

Desemprego: mantêm-se em 34% o percentual que acredita que o desemprego vai aumentar; passou de 23% para 31% o contingente dos que opinam que ficará estável; e recuou de 39% para 32% o montante que acha que o desemprego vai diminuir.

• Salários: pela primeira vez no RADAR, 51% creem que esse item não sofrerá alterações. Os que acreditam em aumento somam 34%, ao passo que 13% apostam que haverá diminuição.

• Bolsa Família: também pela primeira vez no Radar, 55% acreditam que o Bolsa Família não sofrerá alterações. Esse número sobe para 60% entre os que têm nível superior.

PRIORIDADES DA POPULAÇÃO

Áreas prioritárias para receber mais atenção do Governo:

  • Emprego e Renda: menções recuaram de 32% para 29% no período da pesquisa;
  • Saúde: menções saltaram de 26% para 29% entre dezembro e fevereiro, alcançando “Emprego e Renda”;
  • Educação: manteve 12% das menções;
  • Fome e Pobreza: citações sofreram recuo de 2 pontos percentuais, saindo de 6% para 4% em fevereiro;
  • Segurança: citações subiram de 6% para 8%, um provável efeito das notícias sobre fuga de presos, especialmente no público de maior renda;
  • Inflação e Custo de Vida: subiu de 6% em dezembro para 9% em fevereiro;
  • Meio ambiente: caiu de 4% para 3% em fevereiro;
  • Corrupção: manteve o mesmo percentual de dezembro (3%);
  • Reforma Tributária, Infraestrutura e Políticas de Incentivo ao crédito: seguem nos últimos lugares do ranking de prioridades, com 2% ou menos das menções.

DESEJOS DA POPULAÇÃO

Quase metade dos brasileiros (48%) investiria em moradia (comprar: 30%; reformar:18%) caso tivesse recursos para isso. Em seguida, se houvesse sobras no orçamento, 47% aplicariam o dinheiro no banco (poupança: 20%; outros: 27%)Investimentos em educação pessoal ou da família vêm na sequência, com 18%.

  • vontade de viajar manteve-se em 15%, marcando a 5ª posição no ranking;
  • desejo de comprar carro teve oscilação de 11% em dezembro para 9% em fevereiro, sem grandes variações por estratos sociodemográficos;
  • Fazer ou melhorar o plano de saúde: oscilou de 8% para 10%, com diferenças pouco expressivas por segmentos sociodemográficos;
  • Comprar eletrodomésticos e/ou eletrônicos: oscilação negativa de um ponto, indo de 8% para 7% das menções;
  • Comprar moto e fazer seguro de carro, casa, vida e/ou outros: esses dois itens mantiveram-se empatados com 2%, sem diferenças significativas por segmentos.

ENDIVIDAMENTO E O DESENROLA

A perspectiva de diminuição do endividamento pessoal cresce de forma discreta, mas regular, desde outubro de 2023, quando registrava 41%, oscilando para 42% em dezembro e 43% nesta rodada do RADAR.

Cerca de um ano após o lançamento do Desenrola, quase 8 em cada dez brasileiros (79%) conhecem o Programa, o que representa um avanço de 4 pontos percentuais em relação a dezembro (75%) e de 26 pontos percentuais comparativamente a fevereiro de 2023. O conhecimento do Desenrola fica abaixo de 70% apenas entre os jovens de 18 a 24 anos (64%).

A pesquisa também levantou que 66% dos brasileiros expressam interesse em participar do Programa ou já aderiram, recuo de 7 pontos percentuais em relação a dezembro (73%).

CELULAR SEGURO

O programa tem elevada avaliação positiva, sendo conhecido por mais da metade da população (57%) e avaliado como ótimo ou bom por 72%. Quarenta por centro ainda desconhece quais são as instituições parceiras do Celular Seguro.

PIX E FIM DO DOC

Cerca de 9 em cada 10 entrevistados (92%) utilizaram o PIX como meio de pagamento, o que representa um avanço de 15 pontos percentuais comparativamente a abril de 2023. A opinião favorável sobre o serviço ultrapassa 90% em todos os públicos e regiões. Já o fim do DOC é desconhecido de 56% dos entrevistados. Dentre os que conhecem o fim do serviço, 75% afirmam que já não o utilizava, razão pela qual a aprovação pelo fim do DOC tem ampla aprovação (55%).

GOLPES E TENTATIVAS DE GOLPES

O percentual de brasileiros que diz ter sido vítimas de golpes ou tentativas de golpes (36%) recuou 2 pontos percentuais em relação a dezembro (38%).

Lideram o ranking de golpes mais recorrentes:

  • Clonagem ou troca de cartão (44%);
  • Golpe da central falsa (32%);
  • Pedido de dinheiro por suposto conhecido por meio de WhatsApp (31%).

O reconhecimento pela população da importância da ação dos bancos na divulgação e orientação sobre golpes cresceu, segundo a mais recente PESQUISA RADAR: 92% consideram as ações de conscientização importante + muito importantes, oscilação de um ponto percentual em relação a dezembro (91%).

Também subiu de 67% para 69% (maior percentual da série histórica) o contingente que lembra ter recebido materiais de instituições bancárias e outras entidades sobre o tema.

 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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