Furukawa alcança 64% de participação no mercado de cabeamento estruturado no Brasil

Furukawa alcança 64% de participação no mercado de cabeamento estruturado no Brasil

Empresa também consolidou a liderança em alguns dos principais países da América Latina

A Furukawa Electric LatAm S.A consolida sua liderança no mercado brasileiro de cabeamento estruturado. A empresa alcançou uma participação de mercado (market share) de 64%, segundo dados do Anuário Prensario 2023, publicado neste início de ano, um aumento de 5 pontos percentuais em relação à pesquisa de mercado feita em 2022. A conquista ocorre apesar dos desafios impostos pelo período pós-pandemia, no qual os investimentos em infraestrutura de rede e data centers vem recuando em relação ao período anterior.

De acordo com a publicação, o faturamento do setor de cabeamento estruturado na América Latina, em 2023, ficou em USD 516,8 milhões, um recuo de 5,7% em relação ao ano anterior. Na região como um todo, a Furukawa mantém a liderança na América Latina com uma participação de 29,5%, resultado que representa seu protagonismo nos demais países sul-americano onde está presente, como Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai.

A pesquisa apresentada no Anuário Prensario ressalta a capacidade da Furukawa em atender as crescentes demandas do mercado, destacando-se não apenas pela qualidade de seus produtos, mas também pela inovação e compromisso com a excelência.

“O crescimento da participação de mercado da Furukawa em um cenário de acomodação do setor de cabeamento estruturado é um reconhecimento importante dos integradores e distribuidores da cadeia de negócios do setor sobre a qualidade dos produtos e soluções da companhia”, afirma Roberto Kihara, Gerente Geral para Soluções Enterprise, América Latina.

Presença nos demais países

Na Argentina, a Furukawa alcançou pela primeira vez a liderança com 42,51% de market share, sendo responsável por conquista de serviços relevantes como o da Zona de Livre Comércio Evolution, além de atender empresas estatais, como bancos e aeroportos (fibra óptica), bem como empresas do setor industrial do País.

No Paraguai, onde obteve 35,5% de participação de mercado, a Furukawa ganhou destaque ao vencer a concorrência para atender aos bancos públicos, universidades e empresas aduaneiras do país, com a solução Laserway.

Na Bolívia, onde também ocupa a liderança de market share com 34,3% do mercado do país, a Furukawa fornece serviços o setor público alfandegário, universidades e hospitais, com fibra óptica e soluções Enterprise integradas. A empresa está à frente no Uruguai, com 23,08% do mercado, atendendo os setores de hospitais, estádios de futebol, engenharia e estatais.

“Este marco histórico dos 64% de market share no Brasil e a liderança nos principais países da América Latina, consolida a Furukawa como um catalisador essencial para o avanço das infraestruturas de comunicação da região, atendendo de forma ampla aos integradores e distribuidores e reforçando seu compromisso em fornecer soluções robustas e inovadoras para atender às necessidades do mercado que está em constante evolução”, finaliza Roberto Kihara.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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