Brasileiros gastam R$ 1,7 bi em aplicativos e país segue no 4º posto em downloads no mundo

Brasileiros gastam R$ 1,7 bi em aplicativos e país segue no 4º posto em downloads no mundo

Gastos de usuários brasileiros com apps cresceram 26,2% no ano passado

Impulsionado pela alta penetração de smartphones e um mercado de aplicativos ativo e diversificado, o Brasil se firma no cenário mobile internacional. Em 2023, os gastos dos usuários brasileiros em aplicativos móveis alcançaram US$ 1,7 bilhão, refletindo um incremento de 26,2% em relação ao período anterior e colocando o país no 11º posto global neste quesito. Em termos de receita, os apps geraram US$ 4,5 bilhões no Brasil no ano passado, com destaque para a categoria de entretenimento (13,4% deste montante) que cresceu cerca de 7% ante 2022, e a de e-commerce (13,11%), que aumentou 13,2% em relação ao período anterior. Os dados recém consolidados são da “Análise Mobile 2024”, da Rocket Lab, em parceria com o Statista.

O relatório da adtech de mobile app growth, focada em soluções integrais para aquisição e retenção de usuários em aplicativos, também revela que o Brasil se manteve em 4º lugar em número de downloads de apps, com 10,2 bilhões em 2023 versus 10 bilhões no período anterior – em âmbito global, foram 257 bilhões de aplicativos baixados no ano passado. Em relação às categorias, a de entretenimento também se destacou, com 830 milhões de downloads, seguida pela de fintechs, com 429,3 milhões.

As conexões de telefonia celular somaram 221 milhões no país, superando a população brasileira de 215,3 milhões registrada pelo Censo de 2022, e impressionantes 97,1% da população brasileira acessam a internet pelo celular, versus 97,6% da média global, a ele dedicando 5,02 horas diárias, contra 5 horas da média global, informa o “Análise Mobile 2024”.

Confiança dos consumidores

“Mesmo diante de uma lenta retomada do crescimento da economia brasileira, a indústria de aplicativos móveis mostrou sinais positivos em 2023. Os dados trazidos pelo relatório comprovam que os usuários estão gastando mais com aplicativos, espelhando o fortalecimento da confiança dos consumidores brasileiros neste canal, bem como das empresas que estão investindo mais em publicidade digital em mobile“, explica Bruno Ferreira, head de Vendas na Rocket Lab no Brasil.

Os investimentos globais com este tipo de publicidade atingiram US$ 362 bilhões em 2023, um incremento de 7,5% ante o ano anterior, e estão transformando a experiência dos usuários com as marcas no cenário mobile, aponta o relatório. “Embora cortes no orçamento de marketing possam parecer uma solução rápida, empresas que fazem investimentos em publicidade mobile como uma prática perene e de constante aprendizado têm mais chances de se recuperar. Afinal, aplicativos desempenham papel importante na ampliação do alcance e participação das marcas no mercado, bem como no conhecimento e estreitamento do relacionamento com as audiências. O retargeting, por exemplo, pode ser uma estratégia eficaz para reter usuários e aumentar a monetização deste tipo de canal”, pontua Ferreira.

De acordo com o executivo, há uma necessidade de inovação rápida e de estratégias de marketing de alta eficiência na otimização de campanhas mobile, como o growth hacking. A evolução global de tecnologias – como 5G, realidade virtual (RV) e inteligência artificial (IA) – também afeta o país, podendo impulsionar o engajamento dos usuários nos apps e oferecendo novos insights e oportunidades para os anunciantes.

Expansão dos iOS

“Outra tendência que precisa ser acompanhada de perto é a expansão global do iOS. Apesar de o mercado de smartphones ainda ser dominado pelo Android em comparação com o iOS, outras pesquisas têm apontado maiores gastos dos usuários de iOS em apps. Além disso, 2023 foi o primeiro ano, depois de 13 anos, em que a Apple vendeu mais celulares do que a Samsung, e tudo isso vem corroborando para que os investimentos em mídia em iOS venham crescendo em comparação com os anos anteriores”, observa Ferreira.

Enquanto o Brasil segue muitas das tendências globais, sua alta penetração móvel, envolvimento dos usuários, crescimento explosivo em downloads e gastos de usuários destacam seu mercado único e vibrante. Para o head de Vendas da Rocket Lab no país, a expectativa para 2024 é de um foco contínuo na personalização, inovação tecnológica e eficiência do marketing, com um leque ainda maior de oportunidades para marcas e desenvolvedores que podem navegar neste cenário cada vez mais dinâmico.

“O mercado brasileiro de aplicativos deve ter uma grande expansão nos próximos anos. Tal crescimento é impulsionado por vários fatores, como a penetração de smartphones, o aumento do acesso à internet e a inclinação dos usuários para escolher serviços digitais. O mercado também é estimulado pelos avanços da tecnologia em aplicativos móveis e pela ampliação da variedade de apps disponíveis, o que também vem ocasionando um aumento da competitividade. Também é importante destacar o ecossistema brasileiro de startups, que desempenha um papel significativo no desenvolvimento e inovação em aplicativos”, avalia Ferreira.

Para ele, acompanhando as tendências e contando com um bom parceiro e estratégias de mobile marketing corretas, é possível às marcas se destacarem ainda mais no mercado. “Num cenário altamente competitivo, apostar em parceiros de mídia que garantam uma estratégia inteligente e alcance a fontes de tráfego complementares de qualidade, é fundamental para impulsionar as instalações, o engajamento e a rentabilidade dos apps. Também é preciso combinar diferentes campanhas para impulsionar os resultados, não focando em apenas um tipo de campanha com um só modelo de custo, o CPA fixo, geralmente, e ampliando a cobertura para todas as etapas do funil. Finalmente, é mais que recomendável usar e abusar do retargeting para garantir a retenção de um usuário cada vez mais disputado pelas marcas”, preconiza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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