Atacado distribuidor revela crescimento de 5,7% no acumulado do ano

De acordo com o Termômetro ABAD NielsenIQ, bom desempenho de abril e maio foi impulsionado pelas grandes empresas, que faturam acima de R$ 100 milhões mensais
Os mais recentes dados do Termômetro ABAD NielsenIQ, pesquisa mensal responsável por detalhar o faturamento médio do atacadista distribuidor nacional, mostram crescimento do setor de +5,7% no acumulado do ano, em termos nominais. Os números positivos apontados na parceria com a NielsenIQ indicam a média do desempenho do setor em relação ao faturamento. Os dados foram apresentados pelo presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, juntamente com Domenico Tremarolli, diretor da NielsenIQ, durante a coletiva de imprensa na abertura da 43ª Convenção Nacional e Anual do Canal Indireto.
Com bom desempenho (+6,1%), o mês de maio teve alta em relação ao mesmo mês de 2023. Em abril, também na comparação anual, o faturamento havia aumentado +10,7%. No comparativo com abril de 2024, na relação mês contra mês, o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo +15%.
O cenário positivo do setor foi puxado pelas empresas com faturamento mensal acima de R$ 100 milhões, no período apurado (mês de maio). Nesse grupo, que contribui com 10,5 pontos percentuais na pesquisa, o crescimento foi de 34,5%. Outro grupo que também contribuiu para elevar o desempenho foi dos que faturam entre R$ 25 milhões e R$ 45 milhões/mês. Nesse perfil, que contribuiu 1,8 ponto percentual no levantamento, a alta foi de 12,9%.
“Com o Termômetro ABAD NielsenIQ vemos que, olhando para 2024, em todos os meses, exceto março, tivemos crescimento de faturamento declarado em relação ao ano passado”, disse Tremaroli Filho.
O executivo também apresentou os principais números do Ranking ABAD NielsenIQ 2024, estudo que completou 30 anos e apontou que o atacadista distribuidor brasileiro fechou 2023 com faturamento de R$ 403,9 bilhões, a preço de varejo, o que representa crescimento nominal de +10,9% e real de +6,8% com relação ao ano anterior.
Na visão de Severini, os dados reafirmam a perspectiva positiva assinalada para 2024. “Acompanhando esse crescimento, a gente percebe uma confirmação de tendência de fato. Além disso, com todos esses fatores, vemos a importância da penetração do Canal Indireto”, complementa.
Cartilhas
Consciente do seu papel em apontar caminhos para o setor avançar na pauta ESG, o Instituto ABAD lança na convenção as Cartilhas ESG. As publicações, elaboradas pelo Comitê ESG, mostram que é possível promover e fortalecer as empresas por meio de um ecossistema mais diverso e inclusivo e cuidando do meio ambiente. As cartilhas, que abrangem os três pilares de sustentabilidade: Diversidade, equidade e inclusão; ambiental e governança, foram concebidas para informar e formar os associados e influenciar toda a cadeia de abastecimento.
Convenção
O tema central da Convenção em 2024 é desafiador: “Na Era da Inteligência Artificial – Desafios e oportunidades para potencializar os negócios”. A programação contemplará painéis de debates, palestras e outras atividades que vão abordar aspectos estratégicos para a atividade atacadista distribuidora e para toda a cadeia de abastecimento, grande impulsionadora do consumo e do crescimento econômico. Veja a programação completa no site: https://abad.com.br/convencao-abad-2024/