Comércio de rua e shoppings centers disputam consumidores neste Dia dos Pais

Comércio de rua e shoppings centers disputam consumidores neste Dia dos Pais

Roupas, perfumes e calçãdos estão entre os presentes preferidos

A Associação Comercial do Paraná (ACP) realizou uma pesquisa de 18 a 21 de julho junto a 500 consumidores para entender as tendências de intenção de compra de presentes no Dia dos Pais, comemorado em 11 de Agosto. A consulta revelou dados interessantes sobre o que e onde os consumidores pretendem comprar, quanto pretendem gastar e onde planejam comemorar.

Como principal indicador, a pesquisa mostra que os consumidores estão divididos entre o comércio de rua e shoppings, com uma parcela significativa optando por compras online. Dos entrevistados, 36,40% farão suas compras nos shoppings, 36% falaram que o comércio de rua é a prefe-rência, seguida de compras online (25%).

Itens de vestuário estão entre os preferidos (58,60%), seguidos de perfumaria (28,80%), calçados (26,80%), eletrônicos (13,20%), acessórios (11,20%) e outros (16,60%).

Com relação aos valores pretendidos para gastar, 39,80% informaram que buscarão presentes entre R$ 100,00 e R$ 200,00; seguidos de 26,20% que comprarão presentes entre R$ 50,00 e R$ 100,00; de 14% que comprarão itens entre R$ 200,00 e R$ 300,00 e 6,20% que gastarão até R$ 50,00.

A comemoração em casa é a escolha predominante entre os entrevistados (88%), com apenas uma pequena fração optando por restaurantes (9%), viagens (1,80%) ou outros locais (1,20%).

Os pais são os principais destinatários dos presentes (58,60%), seguidos pelos cônjuges (38,40%) e sogros (11%). A pesquisa também destaca a consideração por figuras paternas não biológicas, como pai de consideração (4,80%), avós (3,60%) padrastos (1,40%).

“Com esta pesquisa, a ACP espera auxiliar os comerciantes a se prepararem melhor para atender às expectativas dos consumidores, proporcionando uma experiência de compra satisfatória para todos e um incremento nas vendas graças a esta importante data comemorativa”, resume o presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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