Estratégias de remuneração adequadas são fundamentais para reter e motivar talentos

Estratégias de remuneração adequadas são fundamentais para reter e motivar talentos

Salário justo deixa claro para o  colaborador  que ele é valorizado e reconhecido pela empresa

Boa parte dos profissionais brasileiros está aberta a novas oportunidades de trabalho e a retenção de talentos tem sido um grande desafio para as empresas. A implementação ou o aperfeiçoamento de programas de remuneração, sobretudo no que tange aos incentivos de longo prazo, é uma maneira eficaz para contribuir para a retenção de profissionais diferenciados.

O relatório State of the Global Workplace 2023, da Gallup, revelou que, mesmo com o engajamento em alta, muitos trabalhadores em todo o mundo ainda estão “desistindo silenciosamente” e 51% dos profissionais empregados afirmaram estar buscando ou considerando ativamente uma nova oportunidade de trabalho.

Além disso, o relatório da Gallup mostrou que a combinação de funcionários ativamente desengajados com os que estão “desistindo” silenciosamente custa à economia US$ 8,8 trilhões – equivalente a 9% do PIB global. A maioria dos estudos mostra que, para grande parte dos profissionais, a busca por mudança está relacionada com o interesse por:

  • Melhor remuneração;
  • Benefícios diferenciados ou personalizados;
  • Oportunidades de progressão de carreira;
  • Maior grau de bem-estar (equilíbrio entre vida pessoal e profissional);
  • Medidas de diversidade e inclusão.

As estratégias de remuneração desempenham um papel fundamental na retenção de profissionais nas empresas e devem integrar o planejamento de negócios das companhias que desejam consolidar sua reputação e expandir a atuação no mercado”, acredita Paulo Saliby, sócio fundador da consultoria SG Comp Partners, especializada do desenho de planos de remuneração.

Para Saliby, um salário justo e competitivo deixa claro para o talento que ele é valorizado e reconhecido pela empresa, ao passo que planos de remuneração variável, como bônus e comissões, contribuem para aumentar a motivação dos colaboradores, além de estimularem o alcance de metas e resultados empresariais estratégicos.

“A estratégia de remuneração de cada empresa precisa ser adequada versus a sua realidade, assim como coerente com o segmento ao qual pertence e sua capacidade financeira, contribuindo para a satisfação dos talentos nas respectivas funções que ocupam e, dessa forma, evitando a busca por melhores oportunidades em outras companhias”, comenta o especialista da SG Comp Partners.

Para os gestores de negócios e de recursos humanos, nem sempre é fácil fazer uma análise neutra, imparcial e plenamente informada quanto à melhor forma para recompensar seus talentos. Por esta razão, empresas especializadas, como a SG Comp Partners, analisam as operações e negócios da empresa, o cenário mercadológico no qual estão inseridas e assessoram na definição dos melhores planos de remuneração para as diferentes carreiras existentes nas companhias.

O portfólio de remuneração de uma empresa é composto, além do salário fixo, por remuneração variável e benefícios. A remuneração variável, que é o elemento com o maior potencial de impactar resultados de negócio, por sua vez se ramifica em diversos planos, como por exemplo comissões de vendedores, participação nos lucros e resultados geral para empregados, bônus de altos executivos e incentivos de longo prazo. Os incentivos de longo prazo, que são normalmente vinculados a um período mínimo de permanência na companhia, conhecido como carência ou “vesting”, constituem o elemento dotado do maior potencial para contribuir para a ampliação dos índices de retenção de talentos.

“Como existem diversas modalidades distintas e aparatos de remuneração variável, é fundamental que cada empresa tenha uma estratégia personalizada e adequada ao seu propósito, que seja particularmente atrativa para o perfil de colaborador requerido para o êxito dos negócios e que estimule a otimização das métricas mais importantes para a geração de valor sustentável a longo prazo”, conclui Saliby.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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