Grupo UbyAgro adquire divisão de agronegócio da Bauminas

Grupo UbyAgro adquire divisão de agronegócio da Bauminas

O Grupo UbyAgro, multinacional brasileira que reúne a Ubyfol e a Vitales entre suas principais marcas, acaba de anunciar a aquisição da Eletro Manganês Ltda. (Bauminas Agro), que atua nos segmentos de nutrição animal e vegetal, com a produção de matérias-primas.

A operação tem o objetivo de ampliar o horizonte de receita da UbyAgro, por meio do incremento e da diversificação de seu portfólio, além de fortalecer o seu posicionamento nos segmentos de nutrição vegetal e defensivos biológicos. A aquisição contempla o segmento de micronutrientes sulfatados, como zinco e manganês, fertilizantes que são amplamente utilizados na agricultura brasileira.

A chegada da Bauminas Agro ao Grupo apoiará a construção de um portfólio para atender um novo perfil, voltado tanto para grandes contas – como soja, milho e cana-de-açúcar – quanto para o mercado B2B, atendendo a indústria de nutrição vegetal e animal, bem como as necessidades da distribuição de insumos para produtos private label, possibilitando novos acessos para as linhas foliar e de solos. Nesse mercado, o Grupo UbyAgro também visa a operação de trading de matérias-primas de micronutrientes no Brasil.

 De acordo com Fabrício Simões, presidente do Grupo UbyAgro, com essa estratégia, a holding dá mais um passo na estruturação de uma robusta plataforma de especialidades do agro, com foco tanto no segmento premium, com as marcas Ubyfol e Vitales – principalmente no mercado de varejo agrícola, distribuição e cooperativas –, como nos segmentos de menor valor agregado, atendendo mercados com maior pressão de custo por meio de Bauminas Agro. “Com os portfólios Ubyfol e Vitales, a intenção é, nos próximos anos, nós nos empenharmos ainda mais em Pesquisa & Desenvolvimento e mantermos uma relação duradoura com distribuidores e clientes, garantindo uma entrega de valor com atendimento diferenciado, suportado pelas equipes especialistas de ambas as empresas”, avalia o executivo.

“A partir da aquisição da Bauminas Agro, nosso Grupo, que já vinha crescendo em ritmo acelerado, pretende expandir ainda mais nos próximos anos, orgânica e inorganicamente. Ao final desse processo, teremos três grandes companhias multicanais e multiportfólios, atendendo todo o processo de segmentação de clientes”, complementa Fabrício.

Com expectativa de resultado consolidado de R$ 1 bilhão ainda neste ano, o Grupo UbyAgro espera crescimento anual acima de 20% no ciclo 2024-2028.

A operação tem como condição precedente para sua conclusão, dentre outras, a submissão e aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A XP Investimentos atuou como assessor financeiro da transação e o Grupo UbyAgro está sendo assessorado por Pinheiro Neto Advogados.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *