Internacionalização das carreiras é alternativa para todas as profissões

Internacionalização das carreiras é alternativa para todas as profissões

Escolas de negócios internacionais exercem papel relevante nesse contexto

Em um mundo cada vez mais interconectado, a globalização impõe desafios não apenas às empresas, mas também às instituições de ensino superior e seus alunos. A integração crescente de mercados mundiais torna necessária uma educação que prepare os futuros líderes para navegarem e serem bem-sucedidos em ambientes voláteis, incertos, complexos e ambíguos (o mundo VUCA). As escolas de negócios internacionais exercem papel relevante nesse contexto, oferecendo programas que instrumentam os estudantes com as capacitações requeridas para enfrentar desafios globais.

Luís Figueiredo, administrador com carreira internacional e professor do Master of Science da Faculdade Skema, observa que os benefícios da internacionalização para os alunos ultrapassam o mero acesso a uma educação diversificada, oferecendo-lhes múltiplas oportunidades que os preparam para o sucesso no mercado globalizado.

Primeiramente, a exposição a diversas culturas e práticas de negócios enriquece o entendimento dos alunos sobre a economia global, o que é decisivo para quem aspira a uma carreira internacional.

Além disso, o networking internacional formado nos programas permite que os alunos interajam com profissionais de outras nacionalidades, criando redes de contato que abrem portas para oportunidades de carreira em diversos países.

Adicionalmente, a escola proporciona acesso a palestras e seminários com líderes empresariais locais e internacionais, o que fornece insights aos alunos sobre as melhores práticas de indústrias específicas e tendências globais. Estes eventos favorecem uma melhor compreensão das dinâmicas de mercado e inovações futuras.

Os alunos também se beneficiam de um programa pedagógico que valoriza a adaptabilidade e a inovação, com um currículo focado em desenvolver senso crítico, solução de problemas e liderança intercultural, capacitando-os a liderar em um ambiente de negócios que está em constante evolução.

O evento “Desafio de Vendas”, realizado anualmente ilustram a experiência de aprendizado oferecida pela Skema. anualmente empresas de diversos segmentos colocam problemas reais para que os alunos do mestrado resolvam. É um momento de relacionamento e vivência de situações reais.

Participaram este ano, BioMinas, NewPatel Brasil, Enred, Bamaq, One Investimentos e Skema para a disciplina de marketing digital apresentação de negócio e os desafios de cada empresa para que seja solucionado e as empresas vão ouvir as ideias por meio de um pitching individual de defesa de solução

Edouard Calle, estudante que participou da edição 2024 do Sales Challenge conta que foi muito interessante. “Tive uma ótima experiência em trabalhar no desafio da One Investimentos, uma instituição financeira. Pude trabalhar com eles e compreender essa perspectiva brasileira de mercado”

Daniel Andrade, sou sócio sênior da One conta que a empresa é uma holding financeira com a principal linha de serviço a consultoria de investimentos. Para ele, foi muito bom ver o comprometimento e a preparação que os alunos tiveram nesse desafio, todos eles vieram muito bem preparados. “Sabemos que não é um campo fácil de falar, sabemos que mercado financeiro pode ser complicado e sabemos que é um campo que não é familiar para a maioria dos alunos. Mesmo assim eles vieram muito, muito bem preparados, fizeram apresentações muito boas, ficamos muito satisfeitos com os resultados, pois a maioria deles atingiu os objetivos principais. Eles atingiram o que esperávamos e, no geral, ficamos muito satisfeitos com o que ouvimos no desafio. Estamos muito felizes com os alunos e com a oportunidade de estarmos aqui neste desafio”

Geneviève Poulingue, economista e reitora da Faculdade Skema, por sua vez, observa que a crescente internacionalização de Belo Horizonte gera demandas no mercado de trabalho. Ela nota que autoridades públicas de todos os níveis têm contribuído para a atratividade internacional da região e para a internacionalização de companhias locais, incluindo pequenas e médias empresas, que são imprescindíveis para a criação de empregos e riqueza. Além disso, destaca que redes internacionais e oportunidades de treinamento têm aprimorado a compreensão e gestão de negócios internacionais no Brasil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *