Pagamento do IPVA 2024 em cotas mais que duplica no Brasil
Estudos mostram que, no primeiro semestre do ano, 50,2% da base analisada buscaram mais flexibilidade na hora de pagar seus impostos veiculares
Levantamento exclusivo realizado pela Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, e pelo Sem Parar, ecossistema de mobilidade que recentemente adquiriu a fintech, revelou um aumento no comportamento dos consumidores que optam por pagar o IPVA de forma fracionada e com parcelas mais acessíveis ao bolso dos contribuintes.
O levantamento, que analisou uma amostra do banco de dados das duas empresas entre janeiro e junho deste ano, mostra que 50,2% dos motoristas optaram pelo parcelamento dos seus veiculares em 2024. Levando-se em conta a comparação com o mesmo período de 2023, o estudo mostra um aumento expressivo de mais de 147% na opção pelo pagamento parcelado.
O comportamento de uso do cartão de crédito para pagar o IPVA também aumentou. Dados da análise mostram que, no primeiro semestre de 2024, 55,6% dos motoristas brasileiros utilizaram a modalidade na hora de quitar o débito. Comparando-se com o mesmo período de 2023, também foi observada uma tendência de aumento de 56% na preferência pelo pagamento com cartão.
O estudo mostrou, ainda, que o parcelamento em 12 vezes foi a opção mais utilizada, escolhida por 33% dos usuários que utilizaram o cartão de crédito, seguido pelo pagamento em uma única parcela (15,41%).
De acordo com Adalberto Da Pieve, CMO da Zapay, os indicadores refletem a busca dos brasileiros por novas alternativas na hora do pagamento, já que o parcelamento permite que eles distribuam os gastos ao longo do ano, aliviando o impacto no orçamento mensal. “O parcelamento no cartão de crédito proporciona maior flexibilidade e uma chance de alívio no bolso dos brasileiros, permitindo que mantenham seus veículos em dia sem comprometer fortemente o orçamento mensal. Agora, fazendo parte do ecossistema Sem Parar, expandimos nosso potencial e vamos criar o maior centro de soluções para veículos do país, e proporcionar cada vez mais facilidade na hora de pagar os impostos automotivos”, diz.
Recorte São Paulo
Outro estudo preliminar, realizado por ambas as empresas com a base de São Paulo, em junho de 2024, revelou que o uso do cartão de crédito para pagamento parcelado também segue em tendência de alta no estado.
Com a maior frota do Brasil (mais de 30 milhões de veículos registrados), o estudo apontou que, em 2024, 51% dos pagamentos do IPVA no estado foram feitos com cartão de crédito. Entre os que optaram pelo pagamento nessa modalidade, 69% quitaram seu IPVA em cota única e 31% escolheram as cotas parceladas.
Como funciona a cobrança dos impostos sobre seu veículo?
É importante lembrar que licenciamento e IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) são dois impostos diferentes, sendo que o licenciamento só pode ser pago após a quitação completa do IPVA. Este último é um tributo anual e obrigatório, calculado a partir do valor atual do veículo (tabela FIPE) x alíquota, que varia de 1% a 4% entre os estados.
Segundo o Boletim de Arrecadação de Tributos Estaduais, a estimativa de arrecadação do IPVA 2024 – nos principais estados do país – está em R$ 42 bilhões. Em 2023, a arrecadação desse tributo foi de mais de R$ 81 bilhões no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
O licenciamento, por sua vez, também anual e obrigatório, indica que o veículo está autorizado para trafegar em vias públicas. Apenas após o pagamento, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) pode ser emitido.
Vale ressaltar, também, que a partir de 2025, o SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito) voltará a ser obrigatório para os brasileiros.