Aviação executiva na AL irá crescer mais de 100% nos próximo 5 anos

Aviação executiva na AL irá crescer mais de 100% nos próximo 5 anos
Brasil tem hoje segundo maior frota executiva do mundo, com 9.692 aeronaves.

Brasil tem especial destaque, pois possui a segunda maior frota mundial na aviação de negócios

Um crescimento de 103% só nos próximos cinco anos, essa é a promissora perspectiva para o segmento da aviação executiva na América Latina, segundo um recente levantamento elaborado pela Mordor Intelligence, uma das maiores consultorias globais em pesquisa e inteligência de mercado. Só em 2024, o crescimento previsto para a região é de US$ 640 milhões; e para 2029, a previsão é de um salto de US$ 1,31 bilhão.

Nesse mercado da aviação executiva, o Brasil destaca-se não só como o país na América do Sul com maior número de proprietários de jatos, mas também se mantém como o segundo maior mercado aéreo global, superado apenas pelos Estados Unidos. De acordo com levantamento de maio de 2024, elaborado pela Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), temos hoje uma frota de 906 jatos executivos, e uma frota operacional na aviação de negócios de 9.692 aeronaves.

Mega empreendimento

De olho nesse crescimento robusto de um segmento sempre fortalece a economia, um grupo de empresários goianos está à frente de um mega empreendimento na cidade de Aparecida de Goiânia, região metropolitana de Goiânia: o Antares Polo Aeronáutico, um aeroporto de negócios localizado no centro do país e que tem como propósito atender vários segmentos da aviação geral, entre eles a aviação executiva e serviços de táxi-aéreo.

Capitaneado pelas empresas goianas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e RC Bastos Participações, a ideia é que o polo seja voltado totalmente para a aviação de negócio e sendo 100% privado, já se elimina entraves burocráticos com concessões públicas e assegura a segurança jurídica para os investidores. O aeroporto de negócios, que promete ser o maior do Centro-Oeste, é um dos expositores da Labace 2024, maior feira de aviação da América Latina, que começou hoje (6/08) e segue até o dia 8 de agosto, no Aeroporto Congonhas (CGH-São Paulo).

O Antares terá, em sua primeira fase, a pista de pouso com extensão de 1.980 metros e a largura passará de 45m, o que possibilitará a operação de aeronaves de maior porte. O PCN (Número de Classificação do Pavimento) suportará um Boingo 737-800. Nesta fase, também serão entregues a área de embarque e desembarque e 72 lotes entregues de 1.000m² a 1.500 m² de área, com toda a infraestrutura necessária para a instalação de hangares e serviços ligados à aviação.

Parte desses 72 terrenos foram oferecidos na modalidade venda tradicional, com titularidade de propriedade da área. Agora, até para atender uma demanda apresentada por grandes players que demonstraram interesses em se instalar no nosso polo, estamos negociando as áreas na modalidade BTS (Bild To Suit), o que livra a empresa de transtornos e gastos com obras, possibilitando o foco de investimentos e de trabalho no negócio em si.

Localização estratégica

Além da questão da origem goiana das empresas por trás desse grande empreendimento, a localização do polo no coração do Brasil agrega um importante diferencial estratégico ao projeto, conforme explica Romeu Neiva.

O Antares estará a uma hora de voo dos principais pólos de consumo e populacional do País, que compõem 65% do PIB nacional, e mesmo as regiões consideradas mais distantes, como os extremos norte e sul do Brasil, não estamos mais do que quatro horas de voo de distância. Além disso, no mapa de negócios da aviação, Goiás é o terceiro maior polo nacional de manutenção aeroportuária e o quarto em serviços aeroagrícolas, segundo dados da Abag.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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