Tesouro Nacional, Ministério da Educação e B3 lançam competição de educação financeira

Tesouro Nacional, Ministério da Educação e B3 lançam competição de educação financeira

Objetivo é promover a educação financeira entre os estudantes brasileiros

O Tesouro Nacional, em parceria com a B3 e o Ministério da Educação, fez o lançamento da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira ( OLITEF – Tesouros do Amanhã). A ação, que deve ocorrer anualmente, tem como objetivo promover a educação financeira entre os estudantes brasileiros do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio.

Com previsão de aplicação das provas em 17 de setembro, a competição será realizada em todos os estados do Brasil, envolvendo estudantes de escolas públicas e privadas e pretende ser mais do que apenas uma competição. A iniciativa parte da premissa de que todos os estudantes devem ter acesso a conteúdos e materiais sobre planejamento orçamentário e de educação financeira, essenciais para a tomada de decisões cada vez mais conscientes e responsáveis ao longo da vida. O Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do Ministério da Educação, Lourival Jose Martins Filho, destaca que “o Ministério apoia a iniciativa, pois a Educação Financeira é um dos temas transversais a serem trabalhados em diferentes disciplinas da Educação Básica.”

Como preparação para a competição, será oferecida uma plataforma que capacita professores com recursos didáticos especializados, ao mesmo tempo que prepara os alunos para gerenciar seus recursos (ganhos e gastos), economizar seu dinheiro e da família de forma eficaz e entender sobre as diferentes alternativas de investimentos. A ação pretende criar uma jornada de conhecimento de educação financeira para escola, professores e alunos.

Todos os participantes receberão certificados digitais e os melhores desempenhos serão reconhecidos com medalhas. Para incentivar a participação e o engajamento, a OLITEF – Tesouros do Amanhã oferecerá também um plano de premiações, contemplando as escolas públicas e seus professores. Aquelas que tiverem maior nível de engajamento e desempenho, bem como os professores comprometidos, receberão premiações para investir em melhorias na própria escola, como laboratórios de ciência e computação, bibliotecas, compra de equipamentos, entre outros. Serão duas escolas contempladas por estado, totalizando 54 escolas.

O Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, destacou a importância da competição: “A OLITEF visa levar uma grande reflexão, mobilizar as comunidades, os alunos, professores e as escolas públicas de todo o país. Nosso objetivo é engajar e proporcionar conhecimento em planejamento financeiro e matemática básica, o que é muito saudável e benéfico para todos os envolvidos.”

“A educação financeira é um pilar estratégico para a B3 e para o Tesouro Direto. Essa parceria com a STN (Secretaria do Tesouro Nacional) e apoio do Ministério da Educação para viabilizar uma iniciativa voltada aos estudantes do nosso país reforça o nosso compromisso de conduzir o desenvolvimento econômico para a sociedade prosperar. Nossa intenção é ajudar milhares de jovens a iniciar, desde já, a jornada de conhecimento sobre o planejamento orçamentário da família e se preparar para o mundo dos investimentos à sua frente. A conscientização sobre a importância do dinheiro nessa idade é fundamental para a construção de uma nova geração brasileira mais preparada para tomar melhores decisões financeiras”, destaca Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoas Físicas da B3.

Essa iniciativa compreende mais uma ação conjunta da STN e da B3 inserida dentro dos programas de incentivo do Tesouro Direto em que a educação financeira constitui a base do programa. Para atuar na formulação e implementação do projeto, foi contratada a empresa UpMat Educacional, especialista em olimpíadas educacionais e responsável pelo Canguru de Matemática Brasil.

As inscrições para a OLITEF – Tesouros do Amanhã se estendem até o dia 9 de setembro. As escolas interessadas devem acessar o site oficial, www.olitef.com.br, para realizar a inscrição. As provas serão realizadas em setembro, de forma presencial nas escolas cadastradas.

As inscrições para a fase de premiações ocorrerão em momento posterior, assim que publicado o regulamento que dispõe sobre as regras para os prêmios.

Todas as escolas públicas e particulares do Brasil estão convidadas a participar desta iniciativa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *