5 dicas de como inovar no seu negócio

5 dicas de como inovar no seu negócio
Eduardo Córdova.

Com a transformação digital acelerando mudanças no comportamento do consumidor, inovar passa a ser uma necessidade

Para quem deseja empreender, aproveitar a maré de crescimento dos negócios, especialmente o setor de franchising, que segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), registrou um crescimento de 12,8% no segundo trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior, com o faturamento passando de R$ 54,25 bilhões para R$ 61,20 bilhões, e investir em inovação é fundamental para qualquer empresa que deseja se manter competitiva e relevante.

Para Eduardo Córdova, sócio-fundador e CEO do market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e residenciais, que é a maior microfranquia do país, segundo a ABF, o segredo está em apostar na tecnologia e na adaptação constante ao comportamento do consumidor. “Inovar não é apenas sobre trazer algo novo, mas também sobre evoluir de acordo com as necessidades e expectativas do público”, afirma Córdova.

Aqui estão cinco dicas essenciais de como inovar no seu negócio, segundo o CEO:

1. Entenda o seu cliente profundamente

A primeira dica do empreendedor é conhecer profundamente o perfil dos seus consumidores. Isso vai além de dados demográficos, é preciso entender seus hábitos, preferências e dores. “A base de qualquer inovação bem-sucedida é a empatia com o cliente. Quanto mais você conhece os seus consumidores, mais assertivas serão as suas soluções”, comenta o CEO.

2. Aposte em automação e tecnologia

Investir na otimização das operações não é mais um diferencial, mas sim, uma necessidade, isso melhora a experiência com o cliente. “Redes como o market4u, que funcionam de forma totalmente autônoma, são exemplos disso. Implementar ferramentas que eliminam barreiras tradicionais pode ser o ponto-chave para crescer”, diz Córdova.

3. Invista na experiência do cliente

O consumidor não quer apenas comprar, ele quer ter uma experiência. Pensar em como transformar cada ponto de contato em algo agradável, pode ser um grande diferencial competitivo. “Investir em ambientes intuitivos, rápidos e sem complicações para facilitar a jornada de compra dos clientes é um excelente diferencial”, diz o empresário.

4. Ofereça conveniência

Essa é uma das principais demandas do consumidor moderno. Como o estilo de vida das pessoas está cada vez mais corrido, soluções que economizem tempo e simplifiquem os processos tendem a ser bem recebidas. “Nosso modelo de negócio, por exemplo, de mercados autônomos, permite que o cliente tenha acesso aos produtos a qualquer hora do dia ou da noite, sem filas ou complicações”, destaca o CEO.

5. Inovação deve ser uma constante

É preciso criar uma cultura de inovação dentro da empresa para que ela se torne parte do DNA do negócio. Para Córdova, não adianta esperar grandes momentos de ruptura para se transformar. “A inovação precisa ser uma constante, sempre buscando pequenas melhorias que podem fazer a diferença no longo prazo”, aconselha.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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