Ao completar cinco anos, Ceaflor é o maior mercado de flores, plantas e acessórios do Brasil

Ao completar cinco anos, Ceaflor é o maior mercado de flores, plantas e acessórios do Brasil

O jovem empreendimento já expandiu suas instalações em duas oportunidades

Ao completar cinco anos de funcionamento nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, o Ceaflor se destaca como o maior e mais completo mercado de flores, plantas e acessórios para floricultura, paisagismo e decoração do país. Com investimento em infraestrutura na ordem de R$ 110 milhões, sua chegada no Circuito das Flores (Holambra, Jaguariúna e Santo Antônio de Posse) ampliou a participação da região no mercado nacional de 48%, para 70%. Idealizado por um grupo de empresários e produtores com grande experiência no setor, o centro comercial movimenta a economia regional ao gerar 1.600 postos de trabalho, sem contar os trabalhadores dos sítios e das fábricas ali representadas e empregos indiretos.

A diversidade de produtos e a variedade de flores e plantas ornamentais oferecidas explicam o sucesso do empreendimento. Os atuais 946 boxes comercializam acessórios e produtos cultivados na região de Holambra e em diversas cidades do estado de São Paulo, além do Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Apesar de um grande volume de produtos comercializados ser destinado ao mercado atacadista, compreendido por garden centers, supermercados, floriculturas e empresas de decoração e paisagismo, o Ceaflor é aberto também ao varejo.

Cinco anos e duas expansões

O Ceaflor guarda uma história inspiradora e recheada de desafios. Quando foi inaugurado, em 2019, funcionou apenas cinco meses até a chegada a pandemia. Mas a ideia era tão boa para o setor de flores e plantas como um todo, principalmente na questão logística, que o mercado só cresceu. Ao completar um ano, já anunciou a ampliação necessária para suportar a demanda e aumentou de 676 boxes iniciais para 946, além de construir um novo píer de carregamento que acrescentou mais 208 às 190 vagas para caminhões em docas. Em 2024, atendendo mais uma necessidade dos locatários, inaugurou, também, uma área de depósito de produtos, com 16 espaços de 200m² cada um.

Hoje o Ceaflor está instalado em um terreno de 228 mil m², com 69 mil m² de área construída e conta com 450 empresas, entre produtores e comerciantes, que ali vendem seus produtos.

Localização beneficia a logística do setor

O centro comercial está localizado junto ao maior polo de comercialização de flores do País, com acesso fácil a importantes rodovias que cortam São Paulo e próximo do aeroporto de Viracopos. Além da infraestrutura de primeiro mundo, o fato de concentrar em um só lugar grande parte dos produtos que movimentam o setor de floricultura, decoração e paisagismo, o Ceaflor agilizou o dia a dia dos clientes.

ara um atacadista que abastece regiões distantes, essa concentração de produtos poupa deslocamentos e tempo de abastecimento, podendo representar até um dia a menos de viagem. Quando se trabalha com produtos perecíveis, como flores e plantas, esse tempo pode representar também mais qualidade e preços melhores para o consumidor final.

Paisagismo e acessórios

O mix de acessórios para floricultura, jardinagem, decoração e de produtos para paisagismo do Ceaflor tornou-se o mais completo do mercado nacional. No paisagismo, a presença de produtores de regiões diversas do Brasil garantiu a oferta de árvores exóticas, frutíferas e nativas para reflorestamento, palmeiras, além de folhagens e arbustos diversos para ambientes internos e externos.

Nos acessórios, são 241 boxes que oferecem tudo que é necessário para a floricultura e paisagismo, como cachepôs, papeis, fitas e palhas; cestas e baús em vime, palha e madeira; ferramentas para jardinagem e paisagismo; vasos para decoração e paisagismo, flores e folhagens desidratadas e artificiais; pedras ornamentais, substratos e fertilizantes, cascas de pinus e terra vegetal; velas em geral, entre outros.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *