Copa Open Mall é inaugurado em Curitiba

Copa Open Mall é inaugurado em Curitiba

Empreendimento  concentra inúmeros serviços focados para a casa em um único ponto

A capital paranaense ganhou nesta segunda-feira (30), seu primeiro open mal – um modelo de centro comercial que vem crescendo no país – e que será dedicado às categorias de Casa e Lazer contando com 80 lojas deste segmento. O nome do novo espaço varejista é Copa Open Mall, e está situado no bairro Pinheirinho, na Zona Sul de Curitiba, a região que mais cresce na Capital. De propriedade do curitibano Grupo Macopa, o novo espaço leva investimento de R$ 100 milhões a uma área de 11.000 m², 100% horizontal. Quando em pleno funcionamento, vai empregar em sua totalidade mais de 2 mil pessoas entre empregos diretos e indiretos.

A ideia do empreendimento é concentrar inúmeros serviços focados para a Casa em um único ponto, de forma que as famílias curitibanas, ao necessitarem de algo, possam saber exatamente onde encontrar. Da mesma forma, atrelar produtos e serviços no eixo de Lazer, reunindo desde operações que ofereçam opção para ser consumida dentro do próprio open mall (como gastronomia, entretenimento infantil, boliche, espaço para festas etc), como para viabilizar as atividades de lazer na vida cotidiana das pessoas nas mais variadas formas (viagens, práticas esportivas, agendas sociais etc).

“Após a pandemia, a casa e o aproveitamento da vida tornaram-se prioridades para as pessoas. Vimos essa necessidade e estamos preenchendo esta lacuna unindo essas duas demandas num formato de mix. As pessoas que precisarem de tinta para casa, por exemplo, encontrarão. Vão necessitar mexer no jardim, aqui está a solução. Precisarão de itens para seu pet, aqui também terá, além de muitos serviços que chegarão como lojas especializada em móveis, decoração, academia. Este é o objetivo, facilitar a vida das pessoas”, conta o presidente do Grupo Macopa, Waldemar Ens.

Segundo o executivo, o conceito também foca na comodidade e circulação. “Ser compacto e horizontal facilita entrar, estacionar e chegar na loja. O estacionamento é gratuito, com 500 vagas disponíveis, vagas largas e eletroposto gratuito também. Enquanto os adultos fazem compras, lojas de entretenimento infantil vão ofertar atividades para as crianças e depois das atividades realizadas, o momento de família estará garantido na praça de alimentação que terá inúmeras opções para aquela refeição e confraternização entre as pessoas. Ou seja, a Casa e o Lazer estarão de mãos dadas no Copa Open Mall”.

O empreendimento que é o primeiro no modelo open mall com mix para Casa e Lazer, que Curitiba recebe, planejou uma “inauguração em movimento”, ou seja, uma sequência roteirizada de inaugurações do próprio centro comercial e das lojas.

Nesta primeira fase de inauguração em movimento, o centro comercial conta com a abertura de operações em diferentes segmentos, entre elas estarão as quatro das cinco âncoras: Balaroti (casa, construção e decoração), Ciello (decoração), ⁠Cobasi (jardinagem e pets) e ⁠Smartfit (academia, saúde e bem-estar). Além de Arrepia Cosméticos (beleza), Bella Costuraria. (moda), Greek Suplementos (saúde e bem estar), Multiolhos (ótica),  PlayPlus (lazer infantil) e UStock (casa storage) e Outlet Pinheirinho (moda esportiva e casual). Todas essas já com atendimento ao público.

“Acreditamos muito no sucesso do empreendimento, justamente pela facilidade de acesso, por ser um espaço inovador e com um pool de lojas, assim, bastante atrativo para o consumidor que quer buscar um preço legal, um ambiente agradável e bem diversificado”, comenta o CEO e sócio da Cielo Móveis, Anderson Cielo.

Para o proprietário da loja Arrepia Cosméticos, Edmar Mario Novakoski, as expectativas também são grandes. “Essa é a nossa segunda loja. Gostamos do amplo espaço e do conceito do mall, que é a tendência no mercado hoje. Acreditamos no crescimento e desenvolvimento do projeto como um todo”, conta Novakoski.

Na sequência, abrem as portas também as marcas A&G Consertos e Costura (serviços – 16/10), Velha Raposa (gastrobar  e pizza – 18/10), Gordito’s (cozinha italiana caseira – 18/10), Éden Beer (cervejas e chopp artesanal – 18/10), Casa Mart (Utilidades Domésticas – 26/10), Janine Moda 4U (moda casual unissex – 26/10), Empório Leal (mercearia – 27/10), Menina Açaí (acaí, sobremesas  e sorvete – 31/10), Miau Miau (fast food  – 5/11), Day G Studio (salão de beleza –  5/11), Sushi Cheng (cozinha asiática – 10/12) e GoCoffe ( cafés –10/12).

“Temos uma variedade de operações que já estarão abertas a partir deste dia 30 de setembro e outras que já têm uma programação para inauguração daqui até dezembro”, destaca a gerente comercial do Copa Open Mall, Vanessa Xavier.

Bosque Gerhard e Praça Edith

O projeto arquitetônico e de paisagismo do Copa Open Mall oferece ambientes a céu aberto, os quais prezam pelo conforto das pessoas e o bem-estar dos seus clientes. Sua estrutura utiliza a construção de uma antiga indústria de compensados, que tem em sua arquitetura grandes arcos, preservando a identidade histórica do prédio industrial com a região na qual funcionou no século passado, fazendas, depois indústrias e agora, grandes centros comerciais.

Algumas das vantagens deste conceito de open mall é a economia de energia na iluminação e na utilização de ar-condicionado na área comum, por exemplo, pois as lojas e as áreas de convivência são abertas. O projeto privilegiou e preservou o estilo nativamente  industrial e sua integração com  o ambiente verde ao entorno da construção: um mini bosque foi preservado e agora faz parte do empreendimento sendo possível sua visualização de diversos pontos do mall. Anexada ao bosque foi planejado um playground especialmente criado para receber crianças e também pets. Será ali o ‘Bosque Gerhard’, uma homenagem ao fundador do Grupo Macopa, já falecido.

Outra área especial dentro do mall, é a ‘Praça Edith’ – homenageando dessa vez a esposa do fundador – o espaço conta com uma fonte espelho d’água, emoldurada por paisagismo e decorada com mobiliário especialmente criada para esse ambiente, para proporcionar aos visitantes momentos de relaxamento e contemplação a céu aberto e música ambiente. O modelo de atendimento do empreendimento é tratado  como outro diferencial, com o conjunto de serviços, toaletes e espaços de convivência confortáveis e uma equipe de piso pronta  para atender e orientar o público, dentro da premissa de melhor assistência com gentileza e proatividade.

“Acreditamos muito nesse empreendimento e vamos trabalhar para oferecer a qualidade de serviços dentro de um ambiente diferenciado e uma nova proposta que é o open mal”,  ressalta Vanessa.

Tradição em Curitiba

O Grupo Macopa, dono do empreendimento, tem negócios na Capital desde 1955 quando iniciou sua atuação na área industrial de chapas de compensados em madeira. Hoje, a empresa atua em Logística, Real State e Varejo.

“Estamos bastante confiantes na retomada da economia do brasileiro. O Grupo Macopa é curitibano e tem raízes nesta região que abrange o Sul da Capital. Com a transformação urbana, impulsionada nos últimos anos pela Linha Verde, crescemos juntos e agora com esse novo perfil econômico regional, temos a certeza de que vamos novamente construir mais um capítulo da história de desenvolvimento da nossa cidade”, comemora Waldemar Ens, presidente do Grupo Macopa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *