O que 72% dos consumidores esperam do delivery
Clientes têm aumentado suas exigências quanto à qualidade dos alimentos
Em um cenário onde a popularidade dos pedidos feitos por aplicativo cresce exponencialmente, os consumidores esperam um padrão elevado de qualidade. Apesar da concorrência acirrada no setor, as empresas precisam se adaptar rapidamente para garantir um rigoroso controle de qualidade, desde o preparo do alimento até o envio para o cliente, assegurando a satisfação e fidelização dos consumidores.
Um estudo da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) revela que 72% dos consumidores preferem receber alimentos sem plástico descartável. O controle de qualidade para delivery assegura um serviço que atenda às expectativas do cliente em todas as etapas.
Dessa forma, uma gestão de qualidade eficiente torna o sistema de entrega mais rápido e não diminui a qualidade dos alimentos vendidos.
O que é controle de qualidade
No setor de delivery, o controle de qualidade refere-se a um conjunto de práticas que ajudam a manter o padrão dos alimentos, desde a produção até a entrega ao cliente
Nesse sentido, o objetivo é garantir a satisfação do cliente em relação às características do produto final, como aparência e textura. Um sistema de gestão de qualidade eficiente é essencial para qualquer restaurante, incluindo os que trabalham com delivery.
O controle de qualidade é aplicado para assegurar a confiança do cliente nos produtos e otimizar a logística das operações. De modo geral, a experiência positiva do cliente está diretamente relacionada a esses fatores.
Utilidade e importância do controle de qualidade
Ao pedir um prato por delivery, o cliente espera a mesma qualidade que teria em um restaurante tradicional. Embora busque praticidade, o consumidor não abre mão de uma comida saborosa e que atenda às suas expectativas.
Na prática, o controle de qualidade pode incluir medidas como evitar o uso de plásticos descartáveis no processo de embalagem. Padrões podem ser definidos para tornar a produção mais sustentável em todas as etapas
A qualidade na entrega também é essencial. Muitas reclamações estão relacionadas à demora e à forma como os alimentos são organizados dentro da embalagem. Com um processo eficiente, é possível combinar agilidade com a preservação da aparência e do sabor dos pratos.
Como aplicar o controle de qualidade para delivery
Durante a produção dos alimentos destinados ao delivery, várias etapas podem ser adotadas para garantir eficiência e qualidade nos produtos que chegam ao público.
Até o momento da entrega, é essencial tomar medidas para assegurar a integridade dos lanches e ajustar a produção conforme as operações no restaurante.
Ajuste do cardápio: o menu dos restaurantes deve considerar fatores como a resistência e a aparência dos lanches. No controle de qualidade para delivery, é essencial manter a qualidade do produto durante o transporte para evitar reclamações e garantir a confiança do cliente.
Portanto, um prato que consiga resistir ao transporte sem sofrer danos é ideal para um restaurante de delivery.
Embalagens apropriadas: para assegurar um transporte adequado, as empresas precisam investir em embalagens firmes que mantenham os alimentos intactos. A temperatura também é um fator importante, tanto para produtos frios quanto quentes.
A embalagem é a primeira impressão que o consumidor tem ao receber um produto por delivery. Se ela chegar danificada, isso pode prejudicar a fidelização do cliente a longo prazo.
Montagem dos alimentos: o controle de qualidade para delivery promove ações que garantem que a montagem dos alimentos mantenha um alto padrão. Assim, fatores como aparência, textura e sabor são preservados ao longo do processo de produção.
Se um cliente fica satisfeito com um lanche, ele espera receber um produto com as mesmas características em pedidos futuros.
Higienização adequada: qualquer estabelecimento que produz alimentos para o público, a higienização deve seguir rigorosos padrões de qualidade. Isso abrange desde a preparação até o transporte dos produtos, de modo a garantir sua segurança.
Casos de má higienização, como clientes encontrando insetos em seus lanches, costumam aparecer na mídia. Além de afastar consumidores, isso pode causar uma má impressão no mercado.
Sistema de entregas: ao montar os alimentos, escolher as embalagens adequadas e assegurar uma correta higienização, o sistema de entregas está preparado para levar o produto ao cliente sem danos.
Uma equipe confiável de entregadores e uma localização estratégica, de fácil acesso para os profissionais, são fatores que tornam o transporte mais adequado e eficiente.
Essas medidas podem elevar o padrão de qualidade dos alimentos em um restaurante e proporcionar a melhor experiência possível para o cliente.