Sebrae e Shopee se unem para impulsionar vendas dos pequenos negócios

Sebrae e Shopee se unem para impulsionar vendas dos pequenos negócios
Cerimônia de assinatura de convênio Shopee e Sebrae Nacional. Foto – Wander Araujo

Mais de três milhões de empreendedores brasileiros estão cadastrados na plataforma

Para ajudar os donos de pequenos negócios a prosperar no dinâmico mercado digital, o Sebrae celebrou um acordo de cooperação técnica com a Shopee. A assinatura do termo de parceria aconteceu na segunda-feira (23), na sede do Sebrae em São Paulo (SP). Entre as autoridades presentes estavam o ministro do Empreendedorismo, da Micro Empresa e da Empresa de Pequeno Porte, Marcio França; o ministro do Comércio e Indústria da Cultura, Comunidade e Juventude de Singapura, Alvin Tan; o diretor superintende do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa; o presidente em exercício do Sebrae Nacional, Bruno Quick; e a head de Relações Governamentais da Shopee, Luciana Hachmann.

“Vamos capacitar os pequenos negócios para uma entrada mais rápida e eficiente no universo das vendas on-line, garantindo também maior sustentabilidade e competitividade ao longo do tempo. Os marketplaces são uma grande vitrine para os pequenos negócios, que devem se apropriar das ferramentas digitais para buscar novos mercados”, afirmou o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick.

“A parceria com o Sebrae fortalece o nosso compromisso com o Brasil e o desenvolvimento do e-commerce local. Estamos dedicados a apoiar o empreendedorismo brasileiro, conectando-os aos consumidores e fornecendo as melhores ferramentas para impulsionar o crescimento de seus negócios. Essa colaboração com o Sebrae nos permitirá expandir ainda mais nossas iniciativas de capacitação e apoio às pequenas e médias empresas em mais regiões do país,” afirma Luciana Hachmann, head de Relações Governamentais da Shopee.

“Este é um acordo importante e muito comemorado fora do Mercosul. Nos ajudou a quebrar esta barreira e viemos acompanhar pela importância que nosso Governo dá para o relacionamento comercial com Singapura, que flui com facilidade”, declarou Marcio França. Alvin Tan também destacou a importância do relacionamento com o Brasil. “Essa é minha terceira vez no país. Fomos antes a Manaus, Belém e sabemos que o Brasil valoriza nossa presença, é um grande parceiro. Sempre que viemos somos bem recebidos e também temos interesse em ajudar os pequenos negócios a se digitalizarem”.

O diretor superintende do Sebrae-SP ressaltou os benefícios do acordo. “Essa parceria vai colaborar para que os pequenos negócios sejam mais competitivos no meio digital e tenham mais acesso a mercados”.

Nos próximos dois anos, o Sebrae e a Shopee, que se tornou um dos principais marketplaces no Brasil, vão promover capacitações on-line para orientar os interessados a vender na plataforma ou alavancar os seus negócios de forma geral.

Além do acesso gratuito a uma jornada de aprendizagem para vendas em canais digitais, o projeto prevê oficinas e mentorias especializadas. A ideia é que as empresas tenham um espaço diferenciado dentro da plataforma, aumentando a visibilidade de seus produtos.

Impacto da Shopee no Brasil

São mais de 3 milhões de vendedores brasileiros registrados na plataforma, quesão responsáveis por 90% das vendas da Shopee no país. O marketplace também tem sido uma porta de entrada para a digitalização e alavanca para o crescimento dos vendedores locais.

Em uma pesquisa realizada pela Shopee no segundo trimestre de 2024, 1 em cada 3 vendedores locais entrevistados afirmou que encontrou na plataforma sua primeira oportunidade para vender online e 40% deles expandiu a sua operação após começar a vender no app. Suas empresas geram oportunidades de emprego para 1,3 milhão de pessoas no país, sendo que 25% deste total trabalham exclusivamente para atender as vendas na plataforma.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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