Grupo Magalu cria empresa independente de logística

Grupo Magalu cria empresa independente de logística

Magalog, que agora é uma operadora de logística autônoma do grupo, já nasce como uma das maiores empresas do Brasil

O grupo Magalu lança, nesta quinta-feira (31), mais uma empresa para seu portfólio. É a operadora logística Magalog. A companhia transforma os ativos logísticos próprios e frutos de aquisições em um operador logístico, que já nasce como um dos maiores do Brasil – com mais de 3 bilhões de reais de faturamento e 70 empresas em sua carteira de clientes, sendo o Magalu um deles.

Com 21 centros de distribuição, dois hubs nacionais, 20 hubs regionais, 153 bases operacionais parceiras, 6 000 veículos utilizados diariamente, 9 000 colaboradores CLT e mais de 3 500 colaboradores parceiros, a Magalog vai entregar em 3 800 municípios do Brasil – o que corresponde a 95% do PIB nacional, para operações de entrega leve e pesada. Em 139 municípios, a empresa fará entregas  ultrarrápidas, em até de 2h. Nos últimos seis anos, o Grupo Magalu investiu cerca de 1 bilhão de reais em logística.

“O Magalog nasce com a missão de escalar a capacidade logística do Magalu, por exemplo, reduzindo, ainda mais, nosso prazo de entrega e nível de serviços – que já são reconhecidos como dos melhores do Brasil. Vamos simplificar a operação e transformar um centro de custo em uma operação que gera receita para o grupo Magalu”, afirma Márcio Chammas, diretor-executivo do Magalog. “Estamos reunindo os ativos das empresas que o Magalu adquiriu e aqueles que investiu ao longo de 60 anos de história. Vamos potencializar toda a capacidade logística em uma empresa que atua em todo o Brasil.”

Entre os clientes do Magalog estão Magazine Luiza, Netshoes, Época Cosméticos, KaBuM!, Centauro, Petlove, Petz, China in Box, Cobasi, Coco Bambu, Electrolux, Evino, Frigelar, Soma, Infracommerce, Zara, Dafiti e Privalia. A empresa já nasce líder nos segmentos de pet, artigos esportivos, eletrônicos, linha branca e móveis.

O Magalog vai oferecer quatro serviços principais: 

  • Armazenagem e fulfillment: gestão integral do estoque de sellers de marketplaces, garantindo a melhor estratégia de distribuição de sortimento e utilizando a estrutura dos centros de distribuição do Magalog para otimização operacional.
  • Entrega ultrarrápida: serviços de entrega a partir de pontos urbanos (lojas ou dark-stores), cobrindo um raio de até 10Km da loja, e oferecendo as modalidades de entrega em até 2 horas ou entrega no mesmo dia (same-day). A entrega ultrarrápida utiliza uma plataforma proprietária em que mais de 60 mil entregadores estão conectados no modelo em nuvem (uberização), garantindo muita elasticidade aos clientes.
  • Entrega Rápida Leve: entrega de pedidos até 30Kg com uma capilaridade nacional, com uma estrutura de 2 hubs nacionais, 22 hubs regionais e mais de 150 parceiros locais –  com o atendimento diário de 3 800 municípios no Brasil e prazos de até 48h nas principais cidades. A frota total em campo das operações leves é de 4 500 veículos diariamente.
  • Entrega Rápida Pesada: entrega de pedidos acima de 30Kg, com capilaridade nacional (3 800 municípios) e que conta com uma rede ativa de 350 micro-transportadores distribuídos por todo território nacional, e uma frota de 1 250 veículos em rota.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *