TIM lança cartilha educativa sobre fraudes no mundo digital

TIM lança cartilha educativa sobre fraudes no mundo digital

Material  faz parte do Projeto “Se liga que é fraude” e oferece dicas de segurança e orientações para evitar golpes  contra clientes de telefonia

A TIM, operadora líder de mercado no Paraná com mais de 7,2 milhões de clientes, dá um passo importante na proteção dos consumidores do Estado com o lançamento do projeto “Se liga que é fraude”, idealizado para informar e educar os usuários sobre como se proteger no mundo digital. A iniciativa nasceu com o objetivo de compartilhar como acontecem os principais golpes aplicados contra clientes de telefonia e como evitá-los. Para isso, a TIM elaborou um guia que mapeia as situações mais comuns e oferece orientações essenciais para que os consumidores estejam sempre atentos. O lançamento no Estado, nesta quarta-feira (23), acontece junto ao Procon/PR, que também auxiliará na divulgação da cartilha para os Procons municipais e para os consumidores.

“A educação é a nossa maior aliada na prevenção a fraudes. Ao capacitar os usuários, estamos não apenas protegendo indivíduos, mas também suas famílias e amigos. Para isso, o guia traz orientações de segurança e privacidade e orienta sobre os golpes mais comuns utilizados especialmente para captar dados pessoais e bancários”, explica Liliam Lopes, gerente de Relacionamento com Procons na TIM Brasil.

Segundo ela, o material traz temas como spoofing (quando os fraudadores utilizam programas para mascarar o número de origem das chamadas e mensagens para driblar a rejeição das ligações), golpes por SMS e WhatsApp, além de dicas sobre como proteger o smartphone e orientações para serem seguidas em caso de roubo, furto ou perda do celular.

A cartilha está disponível em versões impressa e online no site da TIM. A versão online será constantemente atualizada, garantindo que os consumidores tenham acesso às informações mais recentes sobre fraudes e formas de prevenção. O documento está disponível no link: Link

Segundo Claudia Silvano, coordenadora de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), da Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná, “o melhor e maior recurso que temos hoje, para evitar que o consumidor seja lesado, é a informação. Assim, iniciativas como essas são fundamentais para a prevenção contra golpes e fraudes, protegendo o consumidor de prejuízos financeiros e do vazamento de dados sensíveis”

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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