Venda de imóveis usados mantém patamar elevado em Curitiba

Venda de imóveis usados mantém patamar elevado em Curitiba

Destaque fica para os apartamentos de um quarto

A venda de imóveis em Curitiba vive um bom momento, especialmente no segmento de usados. No último mês de agosto, a Venda de Usados Sobre Oferta (VUSO) residencial ficou na casa dos 5%, repetindo o índice registrado em julho e com leve aumento – 0,2 ponto porcentual (p.p) – no comparativo com o oitavo mês de 2023.

Cenário parecido apresenta o setor comercial, com VUSO de 2,4% em agosto deste ano, segundo levantamento mais recente divulgado pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sistema Sindicato da Habitação e Condomínio do Paraná (Secovi-PR). O índice é 0,8 p.p superior ao registrado em julho e ao mesmo período do ano passado.

“Estamos observando um comportamento normal para o período, e que representa um bom momento para o consumidor que adquire o bem”, aponta Luciano Tomazini, presidente do Inpespar e vice-presidente de economia e estatística do Secovi-PR.

Entre os imóveis que lideraram a preferência de compra estão os apartamentos de um quarto, que cresceram 3,3 p.p e passaram do VUSO anterior de 6,2% para 9,5% em Curitiba. Em seguida, destaque para os sobrados em condomínio fechado, cuja alta foi de 1,4 p.p, fechando agosto com 3,9% no índice, contra os 2,5% registrados no mês anterior.

A média de dias para a efetivação das compras, por sua vez, foi menor para os apartamentos com três dormitórios (130 dias): 13 a menos no comparativo com julho de 2024. O VUSO registrado para esta tipologia foi de 6,6%, em agosto.

Ticket médio e modo de aquisição

O ticket médio das unidades comercializadas no trimestre (compreendendo os meses de junho, julho e agosto) ficou na casa dos R$ 429.047, aumento de 12,1% quando comparado ao mesmo período de 2023.

“O mercado de venda de usados tem sofrido impacto da lei da oferta e procura, o que tem influenciado para que os valores pelos quais as unidades são comercializadas operem em um patamar elevado”, destaca Josue Pedro de Souza, vice-presidente de lançamentos e comercialização imobiliária do Secovi-PR.

Entre as modalidades adotadas pelos compradores para efetivar a aquisição do bem, o financiamento ainda responde pelo maior volume das negociações, 69,2%. A disponibilidade e as facilidades para a obtenção do crédito são os principais fatores que impulsionam a opção pela modalidade, segundo Souza.

Bairros mais procurados

A localização dos imóveis figura entre os primeiros pontos aos quais os compradores se atentam ao adquirir um bem. Neste quesito, o Centro mantém a liderança entre os endereços mais buscados em Curitiba, concentrando 9,2% das negociações efetivadas.

Água Verde e Portão dividem a segunda posição, com 5,6% cada, seguidos de Boa vista (4,8%), Bigorrilho e Uberaba (ambos com 4,4%), Boqueirão (3,6%) e CIC (3,2%).

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *